Se você quer migrar para a área de tecnologia ou especializar seu currículo, a hora é agora. A Firjan SENAI anunciou a abertura de 500 vagas gratuitas para o curso de “Qualificação Básica em Inteligência Artificial Industrial”. A formação é 100% online e certificada pelo recém-inaugurado centro DigiTech.
As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro de 2026 (ou até as vagas acabarem), e as aulas começam em 9 de março.
O que você vai aprender?
O curso não é apenas introdutório; ele é focado em colocar a mão na massa para resolver problemas reais da indústria. A grade, com duração de quatro meses, inclui:
-
Fundamentos de Python para IA: A linguagem de programação mais usada no mundo para dados.
-
Data Science: Como coletar e limpar dados para tomada de decisão.
-
Machine Learning: Criar sistemas que aprendem e preveem falhas em máquinas.
-
Visão Computacional: Ensinar computadores a “enxergar” e inspecionar produtos via câmeras.
Quem pode participar?
As vagas são destinadas a pessoas de baixa renda (renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo). Além disso, é necessário:
-
Ter no mínimo 16 anos.
-
Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
-
Ter computador com acesso à internet.
-
Conhecimento básico de Lógica de Programação.
Se você não sabe lógica de programação, o próprio SENAI oferece um curso gratuito nivel introdutório na plataforma “Futuro Digital”.
O mercado está sedento por esses profissionais. Segundo a Universidade de Stanford, o uso de IA nas empresas cresceu 55% no último ano. A indústria precisa de gente que saiba traduzir dados em eficiência, e este curso é a porta de entrada para esse mercado em expansão.


