O problema afeta a versão 24H2 do Windows 11, causando a exibição de um erro crítico relacionado ao Firewall no registro de eventos do sistema. Embora o alerta tenha causado confusão entre os usuários, a Microsoft garante que a falha é inofensiva.
O bug surgiu após a atualização de preview de junho de 2025 (KB5060829). Desde então, usuários da versão 24H2 — que já enfrentam atualizações instáveis há meses — relatam a exibição de erros de segurança no Visualizador de Eventos a cada reinicialização.
Identificado como “evento 2042”, ligado ao Firewall do Windows, o alerta exibe a mensagem “Config Read Failed” (“Falha ao ler a configuração”), como você pode notar na imagem abaixo. A Microsoft afirma que o bug é relacionado a um recurso ainda em desenvolvimento, que não foi totalmente implementado.
“Correção” espalhou o bug
A confusão piorou quando a Microsoft afirmou que a atualização KB5062553, de 8 de julho, havia corrigido o problema. Contudo, segundo apuração do site Windows Latest, a atualização, na verdade, introduziu o erro para todos os usuários ao invés de consertá-lo.
Para completar, a página oficial de problemas conhecidos do Windows marcou o status do bug como “Resolvido”. Após a repercussão, a empresa se retratou. “Esta nota foi atualizada para o status Resolvido por engano […]. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente ou confusão”, escreveu a Microsoft na página de suporte.
Por enquanto, a big tech reforça que o Firewall do Windows continua funcionando normalmente e que o evento “pode ser ignorado com segurança”. Ainda segundo a Microsoft, uma resolução definitiva está sendo preparada e deve chegar em uma atualização futura.
Com informações da Forbes e do Windows Latest