Quem acompanha os perfis da Activision em redes sociais como o Instagram e o Facebook pode ter visto nos últimos dias o que parecem ser anúncios de novos jogos de séries como Guitar Hero, Crash Bandicoot e Call of Duty. No entanto, as imagens produzidas com inteligência artificial usadas pela empresa não são relacionadas a games que realmente estão em produção.
O caso mais ilustrativo é Guitar Hero Mobile, que supostamente teria sido anunciado no último sábado (1). No entanto, quem clica sobre o link divulgado pela publicadora é levado a uma App Store falsa e, ao clicar no botão dedicado à obtenção do jogo, descobre que ele não existe de verdade.
“Esse não é um game real, mas poderia ser algum dia! Adoraríamos se você pudesse responder a esse questionário curto, o que pode ajudar a informar csobre o potencial futuro desse game. Seu feedback realmente importa para nós”, afirma a mensagem da Activision, que certamente deixou muitos jogadores frustrados.
Guitar Hero não está de volta, apesar da propaganda
A verdadeira natureza do Guitar Hero Mobile divulgado pela publicadora não está evidente nos materiais promocionais compartilhados por ela. Em redes como o Instagram, a companhia afirma que o jogo mobile traz um “ritmo rápido” e diversas “batalhas musicais” nas quais os jogadores competem pelo topo dos rankings globais.
OFFICIAL: Activision is currently looking into making a new COD Zombies mobile game. The kicker?
They’re using AI Generated advertisements in order to garner interest on it.
Full story below:
Recently, an official Call of Duty Instagram ad has been posted a few hours ago… pic.twitter.com/CQeQYiVwFq
— COD: Zombies News (@MargwaNetwork) February 28, 2025
A empresa usou uma tática semelhante para promover Call of Duty: Zombies e Crash Team Brawl, jogos que também não existem. Enquanto muitos comentaristas se demonstram empolgados com os anúncios falsos, outros começaram a apontar essa características e a criticar a empresa por sequer usar o trabalho de artistas reais para criar as imagens promocionais.
Recentemente, a companhia foi forçada a admitir publicamente que usou inteligência artificial generativa para criar alguns elementos de Black Ops 6. Segundo a empresa, a solução acelera processos de produção e é usada principalmente durante a confecção de novos itens com características cosméticas.
Fonte: VGC