>>> Shuhei Yoshida foi obrigado a cuidar de indies para não sair da Sony

Um dos nomes mais importantes da história do PlayStation, Shuhei Yoshida encerrou sua história na Sony ajudando a apoiar jogos independentes que saiam para o PS4 e o PS5. Segundo o executivo, essa foi uma tarefa que ele foi obrigado a assumir caso não quisesse encerrar prematuramente sua carreira na companhia.

Em uma entrevista ao VentureBeat, Yoshida afirmou que a escolha foi oferecida por Jim Ryan, na época o CEO da Sony Interactive Entertainment. No entanto, ele afirmou que sentiu que esse foi um bom caminho a seguir, já que acredita muito na importância que os indies têm para a saúde do console.

Shuhei Yoshida foi obrigado a cuidar de indies para não sair da Sony
Foto: Divulgação/Sony

Eu realmente queria fazer isso. Eu acreditava que podia fazer algo único com esse propósito”, explicou. Antes de assumir essa tarefa, Yoshida trabalhava como presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, cargo que atualmente está nas mãos de Hermen Hulst, ex-comandante da Guerrilla Games.

Yoshida mudou visão da Sony entre estúdios independentes

Segundo o ex-executivo da Sony, uma de suas primeiras tarefas foi mudar a percepção negativa que muitos estúdios e desenvolvedores independentes tinham da empresa. Segundo ele, muitos acreditavam que a dona do PlayStation dava pouca importância para projetos menores e se focava somente em títulos first party e em parceiras com companhias Triplo A.

Shuhei Yoshida foi obrigado a cuidar de indies para não sair da Sony
Foto: Divulgação/Sony

Você não escuta mais esse tipo de crítica”, explicou Yoshida. “No último ano, escutamos muitas anedotas de nossos parceiros independentes de que seus novos games estavam vendendo melhor no PlayStation do que no PC”. Ele complementou afirmando que, quando assumiu seu cargo, era comum escutar que versões Switch vendiam de três a cinco mais vezes do que aqueles disponíveis para PlayStation.

Embora não esteja mais ligado à Sony, Yoshida afirma que não se aposentou do mundo dos games. Seus planos futuros incluem continuar seu trabalho com desenvolvedores independentes, usando seus conhecimentos para ajudá-los a tomar decisões tanto criativas quanto comerciais.

Fonte: Eurogamer

Compartilhe nas redes:

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br