Depois de vários meses de relatos afirmando que a Xbox estava preparando o lançamento de um portátil próprio em 2027, os planos da companhia parecem ter mudado. Segundo o Windows Central, a empresa ainda considera o aparelho importante, mas decidiu que vale mais a pena deixá-lo para um momento futuro.
A intenção no momento é continuar fortalecendo parcerias com fabricantes externas, como a ASUS, para produzir dispositivos baseados no Windows 11. Com isso, mais produtos personalizados como o aguardado ROG Ally 2 devem chegar às lojas nos próximos anos.

Em outras palavras: enquanto o Xbox portátil da própria Microsoft ainda vai demorar alguns anos, ainda teremos muitos “Xbox portáteis” sendo lançados em breve. Enquanto a companhia não considera seu projeto interno como encerrado, não há qualquer previsão de quando ele pode ser retomado.
Xbox portátil depende de avanços no Windows 11
A principal preocupação da Microsoft no momento é resultado de algo que muitos consumidores já sentiram: o Windows 11 não está plenamente preparado para a jogatina portátil. Embora traga a compatibilidade com muitos games e softwares, o sistema ainda não traz otimizações suficientes para hardwares que precisam trabalhar com restrições consideráveis de consumo energético.

Assim, a empresa decidiu que é melhor dedicar seus esforços atuais a aprimorar a maneira como ele funciona, usando os dispositivos de outros como plataforma de teste. Nesse sentido, o ROG Ally 2 personalizado — também conhecido como Project Kennan — pode ser considerado seu primeiro grande desafio.
O PC portátil deve usar como base uma APU AMD Z2 Extreme e parece já ter todo seu lado de hardware finalizado. Ele vai ser lançado junto a uma versão mais convencional do ROG Ally 2, que não deve ter a identidade visual da Microsoft, tampouco um botão dedicado aos recursos do Xbox.
A concorrência do SteamOS deve crescer
Ao mesmo tempo que a Microsoft não vai desistir de um portátil próprio, ela deve se preparar para um aumento da concorrência do SteamOS. Durante muito anos restrito ao Steam Deck, o sistema operacional ganhou recentemente um update que o torna compatível com o Legion Go S.

Além disso, a Valve aprimorou o suporte da plataforma a hardwares da AMD, abrindo mais possibilidades para fabricantes interessadas. Além de ser otimizado desde sua origem para games, ele traz como vantagem depender de taxas de licenciamento menores do que aquelas exigidas pelo Windows.
Uma das armas que a Microsoft tem em mãos é seu sistema de distribuição de jogos pela nuvem, que é amparado em um catálogo vasto de títulos. Segundo o Windows Central, ela já prepara uma nova geração de sua plataforma, que pretende entregar níveis de latência semelhantes aos do NVIDIA GeForce Now — e, quem sabe, pode acabar com as longas filas testemunhadas por usuários recentemente.
Fonte: Windows Central

Compartilhe nas Redes:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky