Você sabia que o PlayStation quase foi uma parceira entre Sony e Nintendo?
Pois bem, no início dos anos 90, as duas empresas trabalharam juntas para a produção de um novo console – que foi prototipado e teve cerca de 200 unidades fabricadas para testes internos. Contudo, a negociação acabou dando para trás e ele nunca foi lançado oficialmente, tornando-se uma peça raríssima para colecionadores de videogames.
O último conhecido, inclusive, foi vendido por US$ 300 mil em um leilão. Agora, ele é o penúltimo. Ken Kutaragi, conhecido como o ‘Pai do PlayStation’, guarda uma unidade do projeto em sua casa, conforme revelado pelo fotógrafo Julian Domanski, que visitou o executivo e registrou o momento em posts que agora já foram apagados na rede social X (via Time Extension).

Há dez anos, o mítico ‘Nintendo PlayStation’ tornou-se uma realidade sólida quando um protótipo foi descoberto. Isso acabaria por mudar de mãos para $360.000 em 2020, e acreditava-se ser o único exemplo sobrevivente do sistema inédito—até agora, ou seja.
Videógrafo e fotógrafo baseado no Japão Julian Domanski recentemente postou que ele conseguiu “encontrar” um segundo protótipo durante uma reunião com o ex-CEO da Sony Computer Entertainment Ken Kutaragi ele próprio—também conhecido como o Pai do PlayStation.
Kutaragi liderou o projeto PlayStation quando o acordo com a Nintendo foi para o sul. O arranjo tinha sido para a Sony criar o CD-ROM add-on para o SNES, bem como o stand-alone, all-in-one PlayStation, mas a história diz que a Nintendo estava descontente com a insistência da Sony que levou um corte de cada jogo de CD SNES vendido. Na CES 1991, a Nintendo lançou uma bola curva ao anunciar que estava se unindo à Philips em vez de — – embaraçosamente para a Sony; só havia revelado que estava trabalhando com a Nintendo no dia anterior.
“Eu nunca pensei que veria algo tão raro, mas hoje eu realmente consegui acariciar um Nintendo PlayStation”, diz Domanski nas mídias sociais. “A última existente foi acreditada para ter vendido em leilão por $300.000. Acontece que o ex-CEO da SonyCEA tem um em seu armário. Ken Kutaragi, o tipo mais importante. Assinei meu PS1 também!”
Dado o quão perto ele estava do projeto, não é um massivo choque ao saber que Kutaragi tem um Nintendo PlayStation em sua casa; o que é surpreendente é que demorou tanto tempo para que se tornasse de conhecimento comum.
O projeto visava expandir as capacidades do SNES e competir no emergente mercado de jogos em CD. No entanto, a parceria desmoronou quando a Nintendo surpreendeu a Sony ao anunciar, na CES de 1991, um acordo com a Philips, rival direta da empresa japonesa. Sentindo-se traída, a Sony decidiu transformar sua tecnologia em um console próprio, dando origem ao PlayStation que conhecemos hoje.
Fonte: Time Extension