A Ubisoft revelou as opções de acessibilidade disponíveis em Assassin’s Creed Shadows, título que será lançado em 20 de março. Para garantir que mais pessoas possam desfrutar dessa experiência, a equipe de desenvolvimento reformulou diversos aspectos da interface e funcionalidades.
Ambientado no Japão do final do período Sengoku, o jogo permite que os jogadores alternem entre dois protagonistas: o shinobi Naoe e o samurai Yasuke, como bem sabemos por outras divulgações da Ubisoft.

Segundo Jonathan Bedard, diretor de UX do projeto, a reformulação dos elementos de Assassin’s Creed Shadows permitiu revisitar recursos de acessibilidade, elevando os padrões da franquia.
Um dos destaques é o mapeamento de controles, que agora permite aos jogadores personalizar não apenas os botões, mas também ações como pressionar ou manter pressionado.
Além disso, a colaboração entre as equipes de áudio, interface e estúdios como o da Ucrânia trouxe inovações, incluindo a introdução de descrições de áudio para cenas cinematográficas.

Esse recurso oferece uma narração detalhada das ações e emoções das cenas, ampliando o acesso para jogadores com deficiência visual.
Principais recursos de acessibilidade de Assassin’s Creed Shadows
O jogo oferece uma ampla gama de opções organizadas em diferentes categorias:
Visuais
- Opções para daltônicos: Alteração de cores de elementos do jogo a partir de predefinições.
- Narração de tela: Menus, módulos HUD e elementos sensíveis ao tempo podem ser narrados.
- Customização de HUD: Ajuste de opacidade, tamanho de texto, ícones e inclusão de fundos para maior legibilidade.
- Alternância de tremores de tela.
Áudio
- Legendas aprimoradas: Modificações de cores, indicação de direções e emoções do falante.
- Descrições de áudio em cinemáticas: Detalhamento narrado das cenas.
- Cues de áudio e glossário sonoro: Indicações auditivas para navegação e localização de caminhos.
- Controles de volume separados para diferentes elementos sonoros.
Navegação e orientação
- Modo guiado: Simplifica sistemas e reduz a necessidade de exploração manual.
- Registro de diálogos: Permite revisar linhas de conversa completas.
- Seção de tutoriais: Localizados no Codex e com alertas de novos recursos no menu.
Controles
- Remapeamento total de inputs: Incluindo dispositivos como teclado, mouse e controladores.
- Inversão de eixos X e Y e comportamento do analógico.
- Câmera com trava: Mantém a visão fixa em inimigos.
Jogabilidade
- Dificuldades separadas para furtividade e combate.
- Modo de combate simplificado: Substitui combinações complexas por um único botão.
- Assistência de mira: Quatro níveis de intensidade.
- Opção para pular eventos de tempo rápido ou simplificar inputs.
Com suporte a uma gama extensa de funcionalidades voltadas à acessibilidade, Assassin’s Creed Shadows pretende ser uma experiência mais inclusiva.
O jogo já está disponível para pré-venda e será lançado oficialmente em 20 de março para PS5, Xbox Series X|S, Amazon Luna, Macs com Apple Silicon e Windows PC (via Ubisoft Store, Steam e Epic Games Store).
Fonte: Ubisoft.