A controvérsia começou quando Hiroyuki Kada, membro da Câmara dos Conselheiros do Japão, levantou preocupações no parlamento sobre a possibilidade de jogadores destruírem itens em santuários dentro de Assassin’s Creed Shadows.

Segundo Kada, a mecânica poderia incentivar comportamentos semelhantes na vida real, o que gerou apreensão entre moradores e administradores de santuários.
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O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, respondeu que o respeito à cultura e à religião de um país deve ser fundamental. Ele citou a preocupação com o turismo excessivo e possíveis atos de vandalismo, enfatizando que qualquer forma de desrespeito aos santuários seria inaceitável.
Atualização de day one é confirmada com mudanças a essa mecânica
Sem anúncio prévio aos jogadores, a Ubisoft implementou um patch que torna indestrutíveis as mesas e prateleiras nos santuários do jogo.
De acordo com as notas da atualização divulgadas ao IGN, agora confirmadas, alguns objetos genéricos, como tambores e tigelas, ainda podem ser quebrados, mas os itens principais dos templos não poderão mais ser destruídos.
O patch também inclui outras correções e ajustes técnicos, como:
- Prevenção de jogadores ficarem presos em objetos móveis após esquivar-se ou interagir com eles.
- Correção de remoção indevida de armas procedurais ao vender itens.
- Melhorias na navegação do cavalo para evitar problemas ao virar e ao lidar com caminhos bloqueados.
- Ajustes de iluminação em cavernas, túmulos e entradas de construções.
- Redução de cortes em roupas de Yasuke e Naoe em determinadas animações.
- Alteração na física do sangue para evitar derramamento excessivo quando NPCs desarmados são atacados dentro dos santuários.
Recepção e impacto de Assassin’s Creed Shadows
A mudança veio no mesmo dia em que Assassin’s Creed Shadows chegou ao mercado, recebendo avaliações positivas dos jogadores na Steam.

No entanto, a decisão da Ubisoft reflete um esforço para evitar mais controvérsias relacionadas à representação do Japão no jogo.
Essa não é a primeira vez que o jogo enfrenta críticas. Antes do lançamento, a Ubisoft já havia revisado elementos de marketing e materiais promocionais devido a preocupações levantadas por fãs japoneses.
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Ainda não há informações sobre futuras mudanças no jogo e outras atualizações que possam trazer um foco maior em correções técnicas, mas a empresa segue ajustando a experiência conforme o feedback do público.
Fonte: IGN.