Lançado pela Sony em 2013, o PlayStation 4 (PS4) já está marcado como um dos consoles mais importantes da história da companhia. No entanto, muitos estúdios finalmente devem parar de dar suporte a ele em 2026, em um momento no qual o PS5 já aparece como uma plataforma bem-consolidada.
Quem afirma isso é o site Games Industry, que alerta que situações como a de Genshin Impact devem se tornar cada vez mais comuns. Embora tenha uma grande quantidade de fãs no console antigo, o jogo da HoyoVerse vai perder suporte a ele para que a empresa não precise lidar mais com limitações de hardware.

Dado que o PS5 já vendeu mais de 80 milhões de unidades até agora, a Sony parece finalmente ter chegado em um ponto no qual não depende mais do PS4 para atingir um bom público. O aparelho de geração anterior teve seu tempo de vida prolongado tanto pela sua popularidade quanto pelas dificuldades iniciais que a empresa teve em distribuir o hardware mais recente — muito disso por consequência da pandemia da COVID 19.
Suporte prolongado ao PS4 destaca estranheza da geração atual
Enquanto o fim do suporte de estúdios ao PS4 não é inesperado, ele deve acontecer em um momento bastante avançado da geração atual. Antes mesmo de isso se tornar uma realidade, já circulam rumores de que tanto a Sony quanto a Microsoft preparam sucessores para suas plataformas atuais.
Assim, o tempo de “reinado único” do PS5 pode ser bastante breve, e não deve mudar a narrativa de que ele teve “poucos exclusivos”. A análise da Games Industry também aponta que, enquanto muitos consumidores devem fazer a transição para o aparelho atual, outros podem preferir esperar.

Muito disso é resultado do fato de que a geração atual também foi “estranha” pelo fato de que o custo de seus hardwares aumentou. Seja por questões como tarifas ou pelo impacto da inflação global, em muitas partes do mundo se tornou mais caro comprar o console da Sony no momento atual do que quando ele estreou em 2020.
No entanto, o veículo acredita que 2026 pode ser um bom ano para o PS5, especialmente por conta da “falha” de adversários. Em um momento no qual boa parte do negócio da Xbox se tornou essencialmente multiplataforma e a Nintendo atende a outros públicos, a Sony é a única a ter um hardware bem estabelecido no segmento em que atua.
Fonte: Games Industry