Embora seja a plataforma dominante do mercado de jogos para o PC, o Steam não é exatamente perfeito em sua execução. Assim, é positivo ver que a Valve está preocupada em melhorar detalhes de sua experiência, conforme demonstra uma atualização recente em seu reprodutor de vídeos.
Em um anúncio divulgado na última quarta-feira (30), a empresa revelou que trouxe uma nova interface para seu player de trailers. Além disso, ela promete que o sistema finalmente passou a funcionar de maneira dinâmica, seja o conteúdo acessado por navegadores, smartphones ou pelo desktop.

Muitas das novidades do reprodutor de vídeos do Steam vão ser consideradas “comuns” por quem está acostumado com sistemas como o YouTube, por exemplo. Após o update, o sistema vai passar a mostrar miniaturas atualizadas em tempo real conforme usamos o mouse para selecionar momentos diferentes, algo que já é encontrado há tempos na plataforma do Google.
Reprodutor de vídeos do Steam ganhou novas configurações de resolução
A Valve também afirma que sua atualização vai aprimorar as transições de vídeos, que devem se tornar mais suaves conforme saímos ou entramos da tela cheia. O sistema também passou a trabalhar com quatro resoluções pré-configuradas, que vão mudar automaticamente dependendo da velocidade da conexão disponível:
- 360p;
- 480p;
- 720p;
- 1080p.
A companhia também afirma que o Steam vai passar a lidar melhor com diferentes aspectos de tela, evitando que seus vídeos fiquem distorcidos no processo. A empresa explica que todo o processo demorou porque exigiu recodificar aproximadamente 400 mil arquivos disponíveis em sua biblioteca.

No entanto, ela deixa claro que nem todos os trailers disponíveis na loja vão contar com os novos recursos. Dado que a loja tem mais de duas décadas de existência, alguns vídeos são tão antigos que seus arquivos originais não existem mais dentro dos arquivos mantidos pela corporação.
Na semana passada, a Valve iniciou os testes de uma nova interface para sua loja, que já está disponível em estado Beta. Ela se propõe a trazer uma experiência visual mais limpa do que as versões anteriores, o que resultou na remoção completa de algumas de suas barras laterais.
Fonte: Valve/Steam