Na última terça-feira (7), o Steam apresentou um comportamento fora do comum ao ficar fora do ar durante algum tempo. E, segundo dados do Downdectector, a loja para PC foi alvo de um ataque DDoS massivo que também afetou as redes do PlayStation, do Xbox, da Epic Games Store e os sistemas de Riot Games, entre outras empresas.
O ataque, que também se direcionou a Fortnite, teve seu momento de maior intensidade próximo às 21 horas, no horário de Brasília. Além de ter impedido que jogadores se conectassem à loja da Valve, ele também acabou atrapalhando o desempenho de jogos online.

A Riot Games, por exemplo, divulgou publicamente que desconexões se tornaram temporariamente mais frequentes em League of Legends e em Valorant. Já o Steam simplesmente deixou de abrir para muitos consumidores, que se viram incapazes de acessar suas bibliotecas de títulos.
Ataque ao Steam pode ter sido realizado por botnet
Segundo fontes consultadas pelos sites Cybernews e PC Mag, o ataque às redes dedicadas a jogos parece ter sido realizado pela botnet Aisuru. A mesma estrutura já foi usada em outros ataques considerados massivos, incluindo naquela que foi considerada a maior ação do tipo de todos os tempos, realizada em setembro deste ano.
O que chama a atenção no caso é que, enquanto o Steam foi alvo de diversas tentativas de ataque, as demais redes foram alvo de uma única agressão. Vale notar que, apesar de a situação estar sendo atribuída a uma ação da botnet, a confirmação ainda depende de análises mais aprofundadas.

Em um comunicado à PC Gamer, o porta-voz da Riot Games, Joe Hixson, admitiu que algo preocupante aconteceu e afetou diversas companhias. Segundo ele, as equipes do estúdio estão trabalhando há aproximadamente 36 horas para resolver questões de conexão que afetam o funcionamento de seus games.
No Reddit, muitos acreditam que o ataque ao Steam, PlayStation, Xbox e Riot Games foi feito como uma espécie de “demonstração de poder”. A intenção dos controladores da botnet Aisuru seria mostrar o quanto ela é eficiente e pode ser usada para realizar vários ataques simultâneos a estruturas de grandes empresas.
Fonte: PC Gamer