Star Wars Battlefront 2 voltou a ocupar o centro das atenções já que o jogo, lançado originalmente em 2017, atingiu no último dia 22 de junho o seu maior pico de jogadores simultâneos no Steam, registrando 35.892 usuários ativos. O número supera em mais de três vezes o recorde anterior, estabelecido em janeiro de 2021, quando o jogo alcançou 10.489 jogadores simultâneos.
Esse crescimento exponencial tem sido impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo a promoção da EA Publisher no Steam, que reduziu o preço do jogo em 80%, agora vendido por R$ 15,90. Em paralelo, a comunidade organizou campanhas nas redes sociais exigindo o retorno da franquia com o tão desejado Star Wars Battlefront 3.

Crescimento contínuo desde abril
Segundo dados públicos da Valve, o jogo mantinha em abril uma média de 760 jogadores diários. Em maio, esse número saltou para 5.872 jogadores. um crescimento de mais de 670%. Em junho, a média diária ultrapassou 10 mil jogadores.
Esse crescimento também coincide com o lançamento da segunda temporada da série Andor, em abril de 2025, e com eventos como o tradicional May the Fourth, que contribuíram para reacender o interesse pela franquia Star Wars nos videogames.
Apoio de celebridades fortalece campanha
Entre os fatores que deram visibilidade à movimentação dos fãs está o apoio público de Kyrie Irving, jogador da NBA.
Em uma transmissão no Twitch, Irving demonstrou entusiasmo pelo jogo e declarou: “Eu amo esse jogo… Quero jogar contra os melhores jogadores de Battlefront 2 do mundo. Quero que façam Battlefront 3 já, cara!”

A fala viralizou nas redes sociais, reforçando a mobilização com as hashtags #Battlefront3 e #MakeBattlefront3.
Criadores de conteúdo como Bombastic, com mais de 690 mil inscritos no YouTube, também têm realizado eventos coletivos para demonstrar à EA o interesse contínuo do público.
Obstáculos comerciais e mudanças estratégicas
Apesar da demanda crescente, Battlefront 3 continua sendo tratado como um projeto improvável. Segundo informações de bastidores, um pitch interno da DICE para desenvolver a sequência foi rejeitado pela EA em 2021, principalmente devido aos altos custos de licenciamento com a Disney.
Um dos ex-desenvolvedores afirmou que o jogo precisaria vender 20% mais cópias que Battlefront 2 apenas para igualar a margem de lucro, tornando o projeto financeiramente inviável.

Além disso, a EA deixou de ser a única detentora da licença de jogos Star Wars, após o fim do acordo de exclusividade com a Disney em 2021.
Com a empresa voltando seu foco para a recuperação da franquia Battlefield, e com a saída de membros-chave da equipe de Battlefront, a perspectiva de uma nova sequência ficou ainda mais distante.
Melhorias técnicas ajudaram na retomada
Outro ponto relevante para a retomada de Battlefront 2 em 2025 foi a aplicação de atualizações de segurança para corrigir problemas graves de trapaças que prejudicaram a versão de PC em 2024.
Entre os problemas, havia hacks que impediam jogadores de spawnar em partidas, tornando o modo multiplayer praticamente inutilizável por meses.

Com os problemas corrigidos, a experiência online foi restaurada, permitindo que os jogadores retornassem ao título em condições de jogo adequadas.
Enquanto Battlefront 3 permanece fora dos planos oficiais, o desempenho recente de Battlefront 2 reforça que a base de fãs segue ativa e disposta a manter vivo um jogo com mais de oito anos de existência.
Resta saber se os estúdios envolvidos interpretarão esse engajamento como uma oportunidade ou continuarão a deixá-lo de lado.
Via: Insider Gaming.