A Sony está contratando profissionais para auxiliar na expansão dos jogos Sony para “além do hardware PlayStation”, com foco na visão de que seus títulos precisarão chegar no Steam, Epic Games Store, smartphones, Nintendo e Xbox.
Não, você não está lendo errado. A vaga para diretor sênior de multiplataforma e gerenciamento de contas terá como papel principal fazer com que suas principais experiências e franquias cheguem com toda a qualidade necessária em outros consoles e computadores.
“Executará uma posição crítica de liderança para moldar e executar a estratégia comercial global para títulos em software da PlayStation Studios por todas as plataformas digitais além da presente no hardware PlayStation, incluindo Steam, Epic Games Store, Xbox, Nintendo e mobile”, diz a descrição de vaga da Sony.
E, pelo visto, a companhia não quer apenas lançar e esperar o dinheiro cair no seu colo. Pela estratégia deles, haverá todo um suporte para que os jogadores tenham a melhor experiência possível em suas mãos:
“Este cargo será responsável por otimizar a lucratividade dos títulos, garantir o alinhamento multifuncional e liderar um time de alto desempenho, focado em expansão multiplataformas, planejamento comercial a médio prazo e gerenciamento de parceria com as plataformas”.
Microsoft e Sony abaixam os muros
Há algum tempo a Microsoft abriu mão da exclusividade de seus jogos nas plataformas Xbox, trazendo diversas franquias para os consoles Nintendo e Sony nos últimos dois anos. A proposta é deixar o público se divertir, independentemente do videogame que comprou.
A Sony foi mais resistente, mas vem abaixado a guarda com o passar do tempo também. Primeiro levou seus grandes jogos e franquias para os PCs. No entanto, isso ganhou novas camadas com o anúncio de Helldivers 2 para o Xbox Series — o que indica uma mudança de caminho para os jogos PlayStation também.

Levando em consideração que estes títulos “grandes” como The Last of Us, God of War, Marvel’s Spider-Man e outros serão jogáveis no ROG Xbox Ally (um console portátil que a Microsoft lançará em parceria com a ASUS), é inevitável ver suas franquias em um videogame Xbox — com a japonesa querendo ou não que eles estejam por lá.
Logo, se por bem ou por mal seus jogos estarão disponíveis, por qual razão a Sony vai manter isso sem oficializar? Não foi revelado se já há profissionais na mira da companhia para agir com este novo foco em multiplataforma e como será sua equipe. Porém, uma coisa é certa: outros jogos PlayStation chegarão ao Xbox, mais cedo ou mais tarde.
Além de Helldivers 2, o seu título LEGO Horizon Adventures (baseado em Horizon Zero Dawn) foi disponibilizado também nos PCs e consoles Nintendo — o que deve ter aberto um precedente positivo para continuarem investindo nesta estratégia.
Também vale lembrar que o jogo mais vendido no PS5 em 2025 não é nenhum exclusivo da Sony, mas sim Forza Horizon 5: um antigo exclusivo do Xbox. Com a visão de que a sua concorrente está fazendo bonito com sua posição de lançar em diferentes consoles, obviamente que isso abriu precedentes para que o reverso também seja tentado.