>>> Shuhei Yoshida: jogos live service têm mais chance de serem aprovados pela Sony

Agora que não faz mais parte do quadro de funcionários da Sony, Shuhei Yoshida tem aproveitado sua “liberdade” para revelar alguns dos processos internos da companhia. Segundo ele, embora a companhia não obrigue nenhum estúdio a fazer jogos live service, ela tem políticas internas que os levam a seguir esse caminho.

Em uma participação no podcast Sacred Symbols, Yoshida revelou que o comando da companhia tem dado preferência a aprovar projetos que possam trazer retornos contínuos. “Pela minha experiência, quando os estúdios veem que a companhia tem uma grande iniciativa, eles percebem que surfar nisso traz uma chance maior de fazer um projeto ser aprovado e suportado”.

Shuhei Yoshida: jogos live service têm mais chance de serem aprovados pela Sony
Foto: Divulgação/PlayStation

Não é como se eles estivessem falando aos times que precisam fazer jogos live service, isso é provavelmente algo mútuo”, complementou Yoshida. Em outras palavras, a política não escrita do comando da Sony é o principal motivo pelo qual muitos estúdios especializados no single player estão experimentando com o multiplayer — caso contrário, eles podem ter poucas chances de conseguir emplacar um projeto.

Sony parece ter puxado o freio nos live services

A decisão da Sony de focar em jogos como serviço foi feita no período em que Jim Ryan estava no comando da Sony Interactive Entertainment. Em 2022, a companhia afirmou que tinha como plano lançar pelo menos 12 títulos do tipo até março de 2026, garantindo assim diversas fontes de renda contínuas.

Shuhei Yoshida: jogos live service têm mais chance de serem aprovados pela Sony
Foto: Divulgação/PlayStation

No entanto, a realidade se provou mais dura do que a empresa acreditava, e mais da metade desses projetos foram cancelados desde então. O momento mais duro da iniciativa aconteceu logo após o lançamento de Concord, que, incapaz de gerar uma audiência significativa, foi retirado das lojas pouco tempo depois.

Agora sob uma nova direção, a companhia parece ter “puxado o freio” e decidiu se focar novamente nas experiências single player que fizeram sua fama. Entre aqueles que se mostraram resistentes ao grande investimento em live services estava o próprio Yoshida, que reconhece que, embora atrativo do ponto de vista financeiro, esse segmento é bastante arriscado.

Fonte: VG 24/7

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