Um entusiasta conseguiu pegar os colossais 120 GB do título de GTA V e os espremeu em um arquivo de inacreditáveis 2,5 GB. O projeto, batizado não oficialmente de GTA V Lite, foi compartilhado na rede social X pelo usuário @OptiJogos. O objetivo? Criar uma versão puramente esquelética, focada em rodar em computadores de baixíssima especificação que normalmente derreteriam tentando abrir o jogo original.
Comprimi GTA 5 DE 120GB A TAN SOLO 2.5 GB
Esto se hizo gracias a eliminar el 98% del juego. Chau misiones, audios, mapas ETC! Lo impresionante es que el juego todavia funcione despues de todos estos recortes, y la verdad es super jugable! pic.twitter.com/Be5J7sHxiQ
— OptiJuegos (@OptiJogos) February 14, 2026
O que foi cortado?
Para reduzir o tamanho do jogo em quase 98%, o modder não usou apenas técnicas de compressão de arquivos; ele precisou passar a tesoura em praticamente tudo o que dá alma ao jogo.
Na versão de 2,5 GB, os seguintes elementos foram completamente removidos:
-
História e Missões: Nada de campanha, missões principais ou secundárias. O longo prólogo em North Yankton também foi apagado.
-
Áudio e Cutscenes: A maior parte dos arquivos de som, diálogos e todas as cenas cinematográficas sumiram.
-
Mapa reduzido: Grande parte de Los Santos e arredores foi limada do código.
-
Texturas e Personagens: Os gráficos sofreram um “downgrade” extremo. Além disso, você joga apenas com Michael, sem a opção de alternar para Franklin ou Trevor.
-
GTA Online: Como era de se esperar, o modo multiplayer foi totalmente erradicado.
O jogador ainda pode caminhar pela porção restante da cidade, roubar carros, atropelar pedestres, interagir com a polícia e ativar os níveis de procurado. É o caos puro e simples do sandbox
É válido lembrar que a instalação de versões altamente modificadas e não oficiais de jogos sempre traz riscos de segurança, como malwares ocultos nos arquivos. Ainda assim, como uma prova de conceito técnico, no mínimo curioso.

