Como forma de lidar com as críticas frequentes que sofre, Roblox decidiu tomar uma medida de segurança que pode ser considerada radical. A partir de 2026, a plataforma vai passar a usar um sistema de reconhecimento facial para determinar quais de seus usuários são realmente crianças.
Com isso, menores de 13 anos que não passarem “no teste” vão ser impedidos de se juntar às salas de chat do título, que também vão passar por ajustes. Segundo o chefe de segurança da companhia, Matt Kaufman, a solução é “bastante precisa” em determinar as idades de pessoas entre 5 a 25 anos de idade.

A decisão foi tomada após Roblox ser acusado de virar uma verdadeira “arena de caça” para predadores sexuais e pedófilos. Com mais de 80 milhões de usuários diários, a plataforma é conhecida por seu grande público infantil, do qual pelo menos 40% é formado por menores de 13 anos de idade.
Roblox promete trabalhar com protocolos seguros
Um dos aspectos que gera preocupação em relação à nova tecnologia é o fato de que o sistema vai ter acesso a imagens de milhões de casas de crianças. Ciente disso, a plataforma afirmou que todo o conteúdo usado em seu processo de verificação vai ser apagado após ele ter sido concluído.
O novo sistema de reconhecimento facial já está funcionando em Roblox, mas, atualmente, possui caráter voluntário. No entanto, a partir de 2026 ele vai ser obrigatório para todos que usarem o chat — que serão sempre agrupados dentro de faixas etárias próximas às julgadas adequadas pelo sistema.

Já aqueles que não querem usar o sistema de conversas não vão precisar passar pelo processo. A plataforma afirma que usuários vão poder criar exceções para contatos confiáveis e que, para crianças com menos de 9 anos de idade, os chats serão desativados por padrão (mas vão poder ser ligados por contas parentais).
Com as novas medidas, Roblox quer garantir que crianças só vão interagir com crianças, enquanto o público adulto vai ficar bastante distante delas. Atualmente, a companhia está sendo processada por três estados norte-americanos, que acreditam que suas medidas de proteção contra predadores são insuficientes — justamente porque criar soluções eficientes poderia afetar os lucros da plataforma.
Fonte: PC Gamer



