Próximo Xbox pode encerrar cobrança para jogar online e o Game Pass de PC

Além de garantir acesso a vários jogos, a versão atual do Game Pass também é essencial para poder acessar o multiplayer em jogos do Xbox. No entanto, segundo uma reportagem do Windows Central, as mudanças que a Microsoft está preparando para sua linha de consoles podem acabar acabando com essa cobrança.

Baseada em relatos do que chama de “fontes confiáveis”, a matéria afirma que a empresa quer acabar com a diferença entre consoles tradicionais e PC. Ela vai fazer isso através de uma plataforma mais aberta que, ao mesmo tempo que vai poder rodar jogos do 360 e do Series X|S, também vai ser compatível com títulos do Steam, Epic Games Store e outras lojas.

Próximo Xbox pode eliminar cobrança para jogar online e o Gamepass de PC
Imagem: Divulgação/Xbox

E, justamente por isso, a Microsoft não vai mais ter meios de cobrar pelo multiplayer de seus jogos — afinal, as lojas para PC não trazem essa obrigatoriedade. O contraponto a isso é o fato de que a nova geração do Xbox pode acabar vez com o Game Pass para PC como o conhecemos.

Legado da Xbox Live pode chegar ao fim

A reportagem do Windows Central afirma que o Game Pass de PC corre risco porque, na prática, o novo Xbox não vai ser muito diferente de uma máquina da categoria, mas com um hardware mais fechado. Assim, não faria sentido para a Microsoft manter mais esse patamar dedicado — especialmente porque ele garante acesso a lançamentos no Dia 1 por muito menos do que o preço cobrado pelo patamar Ultimate.

No entanto, o site observa que os planos da empresa ainda estão sendo moldados — muito disso baseado no feedback obtido a partir do Xbox ROG Ally. Assim, ainda não está claro qual vai ser a estrutura que o sistema de assinaturas pode assumir com o lançamento da nova geração.

Próximo Xbox pode eliminar cobrança para jogar online e o Gamepass de PC
Imagem: Divulgação/Xbox

Caso a Microsoft realmente deixe de cobrar pela jogatina online, seu próximo console pode acabar com os últimos resquícios do legado da Xbox Live. Nascida como Xbox Newtwork no primeiro Xbox, ela começou a cobrar pelo acesso a recursos online em 2002 — estabelecendo um padrão que atualmente é seguido pela Sony e pela Nintendo.

O fim da cobrança pode se mostrar uma vantagem para a corporação, especialmente no caso de seus concorrentes não abrirem mão dela. Ao mesmo tempo, ela vai ter que bolar meios de valorizar mais o Game Pass, especialmente se não decidir acompanhar a mudança com uma redução de preços.

Fonte: Windows Central

Compartilhe nas redes:

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br