A Atari iniciou nesta semana a pré-venda do Gamestation Go, seu console portátil para jogos retrô. A empresa fala há algum tempo sobre a criação de um handheld para jogar os games que consagraram seus consoles das antigas, e o design final do Gamestation Go foi revelado na CES 2025. Agora, finalmente sabemos seu preço.
O videogame portátil da Atari já se chamou Gamestation Portable, e no início de seu projeto a empresa mirava num valor próximo de US$ 149. O preço final do Gamestation Go, então, vem com um certo incremento, com o dispositivo chegando por US$ 180 em seu site oficial.

A pré-venda está disponível no site da Atari, mas o portátil será vendido também em outras lojas dos EUA como Best Buy, GameStop, etc. A empresa afirma que os envios começam em outubro.
Gamestation Go vem com mais de 200 jogos
Fazendo justiça ao nome, a ideia do portátil da Atari é que o usuário possa tirar o console da caixa e sair jogando. Ele vem com mais de 200 jogos já instalados, abrangendo títulos que foram lançados em quase todo console que a empresa já fez, do Atari 2600 ao 7800, incluindo também alguns de arcade.

O grande diferencial mesmo do Gamestation Go em relação a outros portáteis para emulação de jogos antigos está em seus controles. Além dos tradicionais D-pad e botões XABY, ele acompanha uma track-ball, um disco estilo controle de volume e até um teclado numérico.
Para ajudar os jogadores, a Atari incluiu ainda um sistema chamado SmartGlow, que usa LEDs para iluminar os controles recomendados para o game selecionado na hora de jogar.

Será possível customizar a seleção de jogos?
Ainda que o portátil já venha com um número considerável de games, sempre vai faltar algum para os fãs da época. Joust, por exemplo, não está disponível.
O Gamestation Go inclui conectividade Wi-Fi “para facilitar updates”, segundo a Atari. No momento, porém, a empresa não fala sobre a possibilidade de oferecer mais jogos no futuro.
Via: Tom’s Hardware