A Sony confirmou que o PlayStation 5 Pro receberá em 2026 a versão completa do AMD FSR 4,substituindo potencialmente o atual sistema PSSR em vários cenários. A nova tecnologia será distribuída por meio de uma atualização gratuita de sistema e trará ao console o mesmo algoritmo de upscaling neural já utilizado em placas de vídeo de PC desde março deste ano.
A revelação foi feita por Mark Cerny, arquiteto-chefe da plataforma PlayStation, em entrevistas recentes ao Tom’s Guide. Segundo Cerny, o FSR 4 no PS5 Pro será exatamente igual à versão de PC, incluindo todos os recursos oferecidos pela AMD na versão original, sem adaptações ou limitações para o console.
O desenvolvimento do FSR 4 para o PS5 Pro faz parte do Project Amethyst, uma colaboração técnica iniciada em 2023 entre a Sony e a AMD.
Cerny afirmou que esse trabalho conjunto contribuiu para a formação de uma equipe dedicada de QA voltada exclusivamente para o desempenho de upscaling no PS5 Pro, usando as práticas de validação da AMD.
Além de preparar o novo algoritmo para o console, o projeto também terá impacto direto nas futuras arquiteturas gráficas da AMD.
Parte das melhorias desenvolvidas no contexto do PS5 Pro serão utilizadas nas GPUs RDNA 5 e UDNA, o que deve beneficiar tanto os usuários de PC quanto desenvolvedores multiplataforma.
Adoção será simples para desenvolvedores
A Sony definiu o FSR 4 como um “drop-in replacement” do PSSR, o que significa que os estúdios não precisarão reestruturar seus motores gráficos para integrá-lo.
De acordo com a empresa, os jogos de 2026 já devem trazer o novo algoritmo como padrão de upscaling, aceitando as mesmas entradas e produzindo saídas visuais equivalentes ao que o sistema PSSR prometia oferecer.

Essa abordagem facilita a transição, permitindo que estúdios pequenos e grandes se beneficiem das melhorias sem investimentos extras em ferramentas de integração.
Comparações técnicas e impacto na indústria
Testes realizados pela Digital Foundry mostram que o FSR 4 oferece avanços significativos sobre o FSR 3.1, com ganhos visuais em estabilidade, reconstrução de imagem e compatibilidade com diferentes resoluções.
Em relação ao DLSS 3.7 da NVIDIA, o FSR 4 se mostrou competitivo em vários cenários, embora o DLSS 4, com seu modelo transformer mais sofisticado, ainda mantenha vantagem em reconstrução de detalhes em alta velocidade.
A decisão da AMD e da Sony de não tornarem o algoritmo proprietário também pode influenciar o ecossistema como um todo.
O FSR 4 estará disponível para parceiros de hardware e desenvolvedores de terceiros, ampliando seu uso em jogos multiplataforma e potencialmente se tornando um padrão alternativo ao DLSS para títulos que precisam rodar em diferentes arquiteturas gráficas.
A atualização do FSR 4 será liberada como atualização de firmware para todos os donos do PS5 Pro em algum momento de 2026, com suporte nos principais jogos lançados a partir desse ano.
Fontes: TomsGuide