>>> PlayStation 5 Pro receberá integração completa do AMD FSR 4 em 2026 com tecnologia idêntica à do PC

A Sony confirmou que o PlayStation 5 Pro receberá em 2026 a versão completa do AMD FSR 4,substituindo potencialmente o atual sistema PSSR em vários cenários. A nova tecnologia será distribuída por meio de uma atualização gratuita de sistema e trará ao console o mesmo algoritmo de upscaling neural já utilizado em placas de vídeo de PC desde março deste ano.

A revelação foi feita por Mark Cerny, arquiteto-chefe da plataforma PlayStation, em entrevistas recentes ao Tom’s Guide. Segundo Cerny, o FSR 4 no PS5 Pro será exatamente igual à versão de PC, incluindo todos os recursos oferecidos pela AMD na versão original, sem adaptações ou limitações para o console.

O desenvolvimento do FSR 4 para o PS5 Pro faz parte do Project Amethyst, uma colaboração técnica iniciada em 2023 entre a Sony e a AMD.

Cerny afirmou que esse trabalho conjunto contribuiu para a formação de uma equipe dedicada de QA voltada exclusivamente para o desempenho de upscaling no PS5 Pro, usando as práticas de validação da AMD.

Além de preparar o novo algoritmo para o console, o projeto também terá impacto direto nas futuras arquiteturas gráficas da AMD.

Parte das melhorias desenvolvidas no contexto do PS5 Pro serão utilizadas nas GPUs RDNA 5 e UDNA, o que deve beneficiar tanto os usuários de PC quanto desenvolvedores multiplataforma.

Adoção será simples para desenvolvedores

A Sony definiu o FSR 4 como um “drop-in replacement” do PSSR, o que significa que os estúdios não precisarão reestruturar seus motores gráficos para integrá-lo.

De acordo com a empresa, os jogos de 2026 já devem trazer o novo algoritmo como padrão de upscaling, aceitando as mesmas entradas e produzindo saídas visuais equivalentes ao que o sistema PSSR prometia oferecer.

Imagem de divulgação do AMD FSR 4
Fonte: AMD

Essa abordagem facilita a transição, permitindo que estúdios pequenos e grandes se beneficiem das melhorias sem investimentos extras em ferramentas de integração.

Comparações técnicas e impacto na indústria

Testes realizados pela Digital Foundry mostram que o FSR 4 oferece avanços significativos sobre o FSR 3.1, com ganhos visuais em estabilidade, reconstrução de imagem e compatibilidade com diferentes resoluções.

Em relação ao DLSS 3.7 da NVIDIA, o FSR 4 se mostrou competitivo em vários cenários, embora o DLSS 4, com seu modelo transformer mais sofisticado, ainda mantenha vantagem em reconstrução de detalhes em alta velocidade.

A decisão da AMD e da Sony de não tornarem o algoritmo proprietário também pode influenciar o ecossistema como um todo.

O FSR 4 estará disponível para parceiros de hardware e desenvolvedores de terceiros, ampliando seu uso em jogos multiplataforma e potencialmente se tornando um padrão alternativo ao DLSS para títulos que precisam rodar em diferentes arquiteturas gráficas.

A atualização do FSR 4 será liberada como atualização de firmware para todos os donos do PS5 Pro em algum momento de 2026, com suporte nos principais jogos lançados a partir desse ano.

Fontes: TomsGuide

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