Lançado em março de 2000, o PlayStation 2 (PS2) representa tempos mais simples da indústria de games, onde não havia microtransações e o digital só estava engatinhando. O console também chegou às lojas sem um sistema operacional completo, o que não impediu um YouTuber de tentar transformá-lo em um PC com Windows 95.
O longo e problemático processo foi registrado pelo canal MetraByte, que mostrou os desafios de instalar o sistema operacional em um console com mais de 25 anos. Além de seu hardware não ser totalmente compatível com a plataforma, questões como a falta de suporte a mouse também atrapalharam o projeto.
No entanto, ele foi possível graças à combinação de um PlayStation 2 desbloqueado, o DOSBOX e um emulador do formato x86. O YouTuber também conseguiu fazer com que um teclado funcionasse junto à plataforma da Sony, o que foi bastante útil na hora de inserir vários comandos para a instalação.
PlayStation 2 com Windows 95 roda Doom?
Com mais de 26 minutos de duração, o vídeo do MetraByte pode despertar alguns “traumas de guerra” entre quem lidou com o Windows 95 no passado. Mesmo na época de seu lançamento e quando usado com hardwares mais adequados, o sistema operacional tinha uma instalação lenta e sujeita a muitas falhas.

Todo o processo de instalação da plataforma no PlayStation 2 acaba sendo bem-sucedido, mas somente depois de horas de tentativas e erros. No entanto, as camadas de emulação usadas fazem com que o desempenho da plataforma não seja das melhores, mesmo em tarefas básicas.
O último grande desafio que o MetraByte assumiu foi tentar fazer o console modificado com o Windows 95 rodar Doom — o teste pelo qual qualquer dispositivo eletrônico precisa passar. Enquanto o jogo pode ser instalado, infelizmente o experimento não é bem-sucedido em carregar o FPS adequadamente, resultando em vários crashes.
Fonte: PC Gamer