>>> Overlay do Steam vai exibir temperatura do sistema, porém…

Após receber uma grande atualização que garantiu a exibição mais completa de informações sobre quadros por segundo, uso de CPU, GPU e RAM, o overlay do Steam também vai passar a exibir a temperatura de seu sistema. No entanto, para que o sistema funcione em tempo real, vai ser preciso que ela tenha um acesso mais profundo a seu computador.

Segundo a Valve, a atualização Beta mais recente de seu aplicativo permite medir em tempo real a temperatura de máquinas baseadas no Windows e no Linux. No entanto, ao menos na plataforma da Microsoft, vai ser preciso instalar um driver que garante a ela acesso em nível de kernel.

Overlay do Steam vai exibir temperatura do sistema, mas acompanha um porém
Foto: Divulgação/Steam

A empresa explica que a solução, que garante um nível bastante grande de acesso aos detalhes do sistema operacional, só vai operar quando o overlay do Steam estiver ligado. Além disso, qualquer pessoa vai poder desligar a nova opção de monitoramento dentro das configurações do aplicativo.

Acesso do Steam aumenta riscos de segurança

A decisão da Valve de exigir o acesso ao Windows em nível de kernel faz sentido quando se considera que alguns sensores de temperatura só podem ser acessados dessa forma. Ao mesmo tempo, ela deve trazer preocupações de segurança, dado o quão profundo esse tipo de acesso pode ser.

Experiências recentes com os anticheats de Valorant e Battlefield 6 mostram que nem todos os usuários estão dispostos a dar um acesso tão profundo a empresas. No caso do FPS da Riot Games, a situação é especialmente grave porque ele ficou conhecido por interferir no desempenho de hardwares, mesmo quando o game estava fechado.

Overlay do Steam vai exibir temperatura do sistema, mas acompanha um porém
Foto: Captura de Tela/Adrenaline

Nos fóruns do Steam, comentaristas afirmam que a solução da Valve é baseada no SDK da CPUID, que é bastante famoso entre diversos programas. Atualmente, o novo sistema de medição de temperaturas está em Beta, e é ativado automaticamente durante a instalação da atualização mais recente.

No entanto, ele pode ser desligado, garantindo que as medições feitas pelo Overlay do Steam vão continuar se concentrando em questões como quadros por segundo e uso de hardware, que não exigem acesso em nível de kernel. No entanto, é bom ficar atento, pois a exigência do driver opcional não deve ser deixada de lado quando a nova função da plataforma for lançada para o público em geral.

Fonte: PC Gamer, Steam

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br