Divulgado pela Nintendo nesta terça-feira (3), o relatório fiscal mais recente da empresa confirma que o Switch virou oficialmente o console mais vendido de sua história. Enquanto ele já ocupava essa posição entre os produtos ‘de mesa’ da companhia, agora ele superou os números do portátil DS.
Segundo a corporação japonesa, até o dia 31 de dezembro de 2025, 155,37 milhões de unidades do console híbrido já haviam sido vendidas. Até o mesmo período, ela considera ter comercializado 154,02 milhões de unidades do portátil que conquistou o público com seu sistema de telas duplas.

A Nintendo também confirmou que, nos últimos nove meses, vendeu 3,25 milhões de unidades do primeiro Switch. Embora sejam baixos em comparação com anos anteriores, os números ainda são respeitáveis para uma plataforma há 9 anos no mercado, cujo sucessor já está disponível.
Nintendo Switch ainda não é o console mais vendido de todos os tempos
Apesar de o desempenho do Switch ser considerado bastante positivo pela Nintendo, o console ainda não conseguiu se firmar como o mais vendido desses tempos. Esse mérito ainda pertence ao PlayStation 2, que vendeu 160 milhões de unidades desde que chegou às lojas em março de 2000 — ao menos é o que afirmam os dados oficiais da Sony.
O relatório fiscal também mostrou que, desde sua estreia, o Nintendo Switch 2 já vendeu 17,37 milhões de unidades e movimentou as vendas de 37,93 milhões softwares. Com isso, ele estabeleceu números mais saudáveis do que os do modelo anterior em seu ano de estreia — mesmo que suas vendas na época de fim de ano tenham desacelerado um pouco.

A companhia japonesa também revelou que vendeu 1,5 bilhão de softwares para o Switch original, superando os números do DS (948 milhões) e do Wii (921,85 milhões). O documento também confirma que o Wii U vendeu somente 13,56 milhões de unidades, mas mesmo assim conseguiu movimentar 103,6 milhões de vendas de softwares.
Enquanto o console híbrido lançado em 2017 ainda pode superar o PlayStation 2 em vendas totais, essa vai ser uma tarefa difícil de cumprir. Enquanto a fabricante ainda não deu sinais de que vai descontinuá-lo em breve, seus principais projetos first party já estão se direcionado exclusivamente a seu aparelho mais recente.
Fonte: Eurogamer



