Responsável por comandar a Sony Computer Entertainment entre 2014 e 2019, Shawn Layden acredita que muitas empresas de games não estão bem conectadas com seu público. Em uma entrevista ao HipHopGamer, o ex-PlayStation afirma que, em sua visão, somente a Nintendo está bem alinhada com as expectativas de seus consumidores no momento.
“Eu acredito que a Nintendo está muito intencionalmente na linha em que ela quer jogar”, explicou o executivo. “E eu não estou menosprezando isso de forma alguma. Quero dizer, ela está muito focada em quem são os seus fãs e no que seus fãs querem”, complementou. Para ele, a empresa não tem motivos para “mexer no que não está quebrado”.
Para o ex-chefe do PlayStation, a companhia japonesa se destacou por, ao contrário da Sony e da Microsoft, não se deixar enganar pelos efeitos da COVID-19. Durante 2020 e 2021, quando muitas pessoas estavam trancadas em casa, houve um aumento massivo no interesse por games — o que motivou muitos investimentos e contratações.
No entanto, essa alta não se manteve a partir do momento em que as pessoas puderam começar a sair de casa e a retomar suas rotinas normais. Segundo Layden, a Nintendo foi uma das poucas companhias que considerou que isso poderia acontecer e, por isso, manteve o mesmo rumo que havia definido em anos anteriores.
Ex-chefe do PlayStation não mexeria com a Nintendo
Durante a pandemia, quando vimos as receitas de games aumentando significativamente porque todos estávamos trancado e não podíamos sair, muitas companhias contrataram várias pessoas porque eles pensaram que a curva era: ‘todos os números estão subindo. Vamos ir atrás desses números. Vamos, vamos, vamos. Joguem mais gasolina na fogueira’
Shawn Layden, ex-CEO da Sony Computer Entertainment
O ex-chefe do PlayStation também elogiou a Nintendo por ter um plano bem-estabelecido e saber onde quer chegar. Com isso, ela manteve seu desempenho de mercado estável e não teve que fazer grandes demissões quando as previsíveis quedas de receitas aconteceram após o fim da pandemia.

“Eles simplesmente sabem qual é a sua oportunidade. Eles a enxergam. Eles a entendem melhor do que qualquer outra pessoa. E então eles a exploram e têm um resultado muito bom”, complementou Layden. O executivo também afirma que, caso fosse contratado pela companhia, simplesmente sairia do caminho e não mexeria em nada.
A companhia japonesa lançou seu Switch 2 no dia 5 de junho deste ano, quebrando rapidamente os recordes anteriores de vendas de qualquer outra plataforma. Apesar de o console ter agradado em reviews, até o momento ele ainda tem uma quantidade limitada de jogos first party de destaque.
Fonte: GamesRadar