>>> Morre Julian Lefay, criador de The Elder Scrolls

Julian LeFay, conhecido como o Pai de The Elder Scrolls, morreu ontem aos 59 anos. O desenvolvedor, mais conhecido por seus primeiros trabalhos na série de fantasia da Bethesda fazia parte da OnceLost Games, estúdio que ele cofundou para desenvolver o RPG de ação em mundo aberto The Wayward Realms.

Na semana passada, foi anunciado que LeFay estava se afastando do projeto para poder passar seus “últimos momentos cercado por seus entes queridos”. Ele sofria de câncer terminal e seus colegas da OnceLost anunciaram hoje o falecimento.

Créditos: Kickstarter/OnceLost Games.

Trajetória

Créditos: Kickstarter/OnceLost Games.

De origem dinamarquesa, LeFay também era conhecido como Julian Jensen e começou a desenvolver videogames no final da década de 1980. Ele atuou em diversas funções em jogos como Wayne Gretzky Hockey (1988), onde atuou como designer, e Sword of Sodan como compositor.

No início da década de 90, ele dirigia projetos na Bethesda, como The Terminator, antes de se tornar programador-chefe do primeiro jogo da franquia Elder Scrolls, Arena.

Créditos: Steam.

Em 1996, ele era o líder do projeto The Elder Scrolls: Daggerfall e, posteriormente, um dos principais responsáveis por An Elder Scrolls Legend: Battlespire (1998). Posteriormente, LeFay deixou a Bethesda e, além de alguns trabalhos contratados em Morrowind, praticamente desapareceu do desenvolvimento de jogos.

Em 2017, o YouTuber Ian Phoenix o localizou e fez uma longa entrevista, na qual os dois lamentaram o que perceberam como a falta de uma verdadeira continuação de Daggerfall.

Últimos Anos

Após essa entrevista, outros ex-desenvolvedores da Bethesda entrarem em contato com a empresa, resultando na formação da OnceLost Games em 2019. O projeto passou por um período turbulento, e 18 meses depois, Ian Phoenix o abandonou.

O trabalho continuou com a equipe restante e, no ano passado, uma campanha no Kickstarter foi lançada para arrecadar meio milhão de dólares para o projeto, agora chamado The Wayward Realms.

A campanha arrecadou pouco mais de US$ 800.000 para continuar o desenvolvimento e, desde então, não surgiram muitas novas informações. Em 17 de julho a nova atualização triste relatava a situação de saúde de LeFay.

Hoje, 23 de julho, o Kickstarter foi atualizado novamente, desta vez anunciando que Julian LeFay havia falecido no dia anterior.

Legado

Créditos: Steam.

A franquia The Elder Scrolls é uma das mais importantes franquias de RPG, sendo praticamente impossível exagerar sua importância para todos os videogames.

Notoriamente enorme e complexa, a série impulsionou os RPGs, mesmo com os bugs insanos e interfaces de usuário terríveis. É razoável afirmar que sem Arena e Daggerfall, o cenário dos jogos hoje seria diferente e esses títulos devem muito a Julian LeFay.

A CentralTech Gaming deseja os sinceros pêsames à família, amigos e aos colegas de LeFay. Muito obrigado e descanse em paz.

Compartilhe nas redes:

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br