David Rosen, ex-aviador dos EUA que ajudou na fundação da SEGA como a conhecemos, morreu no último Natal, aos 95 anos de idade. O falecimento foi confirmado oficialmente por um porta-voz do ex-executivo, acrescentando que Rosen se despediu da vida rodeado de seus familiares.
Rosen entrou no mundo dos jogos nos anos 50 no Japão, quando através de sua empresa, Rosen Enterprises, começou a importar máquinas de arcade dos Estados Unidos para o país. Seu sucesso foi bastante acelerado, conforme ele mesmo declarou em uma entrevista para a Generation Magazine, em 1996:

“Eu estava abrindo arcades com esses jogos de caça e de tiro no Japão todo, e nós tivemos sorte… Não sei quantos tínhamos, mas quando eu saí, não havia uma cidade no Japão que não tivesse um de nossos arcades.”
Pelas voltas de 1965 o sucesso de Rosen chamou a atenção da empresa japonesa Nihon Goraku Bussan, que tinha interesse em entrar na área de jogos. As duas companhias fizeram uma fusão e adotaram como nome uma marca da Goraku Bussan que já era mais conhecida no Japão: SEGA. Rosen foi apontado como presidente da companhia resultante na época.

David Rosen continuou na SEGA até 1996
A SEGA ainda teve uma trajetória interessante depois de sua fundação. Em 1969 a empresa foi adquirida pelo conglomerado Gulf+Western Industries, mas Rosen conseguiu manter sua posição à frente da empresa.
A companhia seguiu assim durante 15 anos, quando o conglomerado decidiu vender a SEGA. Rosen e outro executivo da empresa na época, Hayao Nakayama, formaram uma sociedade e compraram os assets japoneses da empresa.
Via: VGC



