Lançado no final de fevereiro deste ano, Monster Hunter Wilds se mostrou um grande sucesso em todas as plataformas, embora tenha chegado com vários problemas técnicos. Agora que o hype pelo game passou um pouco, os jogadores vêm cobrando a Capcom por melhorias de desempenho — que, segundo ela, vão ser lançadas “de forma cuidadosa” no PC.
Em uma longa mensagem aos fãs compartilhada na última segunda-feira (11), o diretor Yuya Tokuda compartilhou alguns de seus planos e avanços já feitos. Segundo ele, enquanto melhorias para a versão de computador estão sendo trabalhadas, elas também acompanham algumas complicações.
Segundo ele, algumas tentativas da Capcom de tentar aprimorar o uso de CPU de Monster Hunter Wilds acabaram deixando seu desempenho ainda pior. Segundo ele, a situação é ainda mais perceptível em hardwares que têm histórico de instabilidade quando precisam lidar com cargas altas por tempo prolongado.
Ele afirma esperar que a desenvolvedora vai ter algumas melhorias mais perceptíveis no Title Update 4, que deve chegar somente no final de 2025. Assim que elas estiverem disponíveis, a intenção é continuar trabalhando para oferecer novas medidas de mitigação ao público.
Monster Hunter Wilds também têm problemas no uso de GPU
“Vamos lidar com a redução de carga de GPU de forma similar. Vamos continuar trabalhando para melhorar a estabilidade do jogo, para que mais pessoas possam aproveitar a versão PC com tranquilidade. Agradeço pelo sua compreensão”, afirmou o diretor de Monster Hunter Wilds.

Em sua publicação, Tokuda também lembrou algumas das medidas que a Capcom já tomou para tentar garantir um melhor desempenho. Entre elas está a redução do impacto que anticheats tinham sobre o uso da CPU, bem como a adoção da compatibilidade com os upscalers DLSS4 e FSR4.
Ele também afirmou que a desenvolvedora reduziu os momentos nos quais o game carregava texturas de baixa qualidade quando criaturas se aproximavam dos jogadores. Para completar, ele prometeu que, em setembro deste ano o Title Update 4 vai oferecer melhorias semelhantes para os NPCs e para as montarias Seikret.

Apesar de Monster Hunter Wilds ter vendido 477 mil cópias no último trimestre fiscal, isso representou uma queda de 95% em relação ao trimestre anterior. Em resposta à queda do valor de suas ações que a situação gerou, a Capcom decidiu adiantar algumas atualizações do jogo como forma de agradar sua comunidade e tentar aumentar seu público.
Fonte: VGC, Capcom (Steam)