A versão do Cyberpunk 2077 para o Nintendo Switch 2 será disponibilizada no dia 5 de junho, marcando o lançamento mundial do novo console da Nintendo. De acordo com Jan Rosner, vice-presidente sênior de negócios da CD Projekt Red, a adaptação do jogo para o novo hardware da Nintendo foi tecnicamente relativamente simples, mas exigiu um esforço considerável para garantir um desempenho otimizado e respeitar as limitações da plataforma.
Em uma entrevista ao The Game Business, Rosner compartilhou que o estúdio conseguiu fazer o jogo funcionar no novo hardware “sem um grande esforço”.

Entretanto, os principais obstáculos foram ligados ao desempenho final, à transição para o formato portátil e à exploração das características exclusivas do Switch 2.
Adaptação estética e ênfase em uma jogabilidade consistente
A versão de Cyberpunk 2077 para o Switch 2 passou por modificações visuais para se alinhar às capacidades do novo console, que se assemelha mais à geração anterior, como o PlayStation 4, do que aos consoles mais recentes como PS5 ou Xbox Series X.
Ainda assim, Rosner garante que nenhuma dessas adaptações prejudicou a visão artística do jogo, que permanece como uma experiência AAA completa, jogável do começo ao fim em modo portátil.

A desenvolvedora polonesa dedicou anos para corrigir e aprimorar o jogo, e agora busca evitar cometer os mesmos erros, mesmo em um hardware menos robusto.
“Desejávamos assegurar que o jogo funcionasse de maneira fluida. Teria sido evidente desde o início se o Switch 2 não conseguisse suportar um título dessa magnitude”, afirmou Rosner.
Aprendizados obtidos com The Witcher 3 impactaram o desenvolvimento do projeto.
O desenvolvimento de Cyberpunk 2077 para o Switch 2 foi diretamente moldado pela experiência da CDPR com The Witcher 3 no Switch original. Lançado em 2019, o RPG passou por ajustes técnicos, mas recebeu uma boa aceitação entre os usuários da Nintendo.
Isso indicou que existe uma demanda por RPGs de mundo aberto em plataformas portáteis, mostrando que o público da Nintendo está disposto a aceitar limitações gráficas em troca de portabilidade.
Outro aspecto mencionado pela CD Projekt na entrevista foi o valor percebido da edição física.
“A edição física nos ensinou muito com The Witcher 3. Naquela época, a memória interna do Switch era bastante restrita, e jogos grandes ocupavam quase todo o espaço disponível. Agora, com o Switch 2, a situação melhorou, mas ainda acreditamos que oferecer o jogo completo no cartucho é a abordagem ideal”, comentou.
A empresa optou por lançar Cyberpunk 2077 em um cartucho completo, sem a necessidade de downloads adicionais (exceto para pacotes de idiomas), proporcionando assim uma experiência “plug and play” que, segundo Rosner, é muito apreciada pelos jogadores da plataforma Nintendo.
A CD Projekt também diferencia o Switch 2 de outras plataformas portáteis, como o Steam Deck. Embora o jogo esteja disponível no dispositivo da Valve, Rosner ressalta que o Switch 2 conta com uma base de usuários própria e significativa, capaz de alcançar públicos que normalmente não jogam no PC.
“O Steam Deck é uma extensão do público entusiasta de PC. O Switch, por outro lado, é uma plataforma independente, com seu próprio ecossistema e jogadores distintos.”
Público da Nintendo mais aberto a jogos voltados para adultos.
Com a inclusão de títulos como Elden Ring, Final Fantasy VII Remake, Street Fighter 6, Star Wars Outlaws e outros no portfólio do Switch 2, é evidente um fortalecimento da relação entre as grandes produções third-party e a Nintendo.
Rosner aponta que a audiência da companhia evoluiu nos últimos tempos, demonstrando uma maior receptividade a experiências mais sofisticadas, além dos clássicos jogos voltados para a família.

A experiência com The Witcher 3, de acordo com o executivo, provou que há, de fato, um público atraído por RPGs elaborados e narrativos no Switch.
Ele está convencido de que o êxito do Switch 1, juntamente com o avanço das capacidades técnicas da nova geração, possibilitará mais adaptações de grandes títulos para o novo console.
Cyberpunk 2077 fará sua estreia no Switch 2 em 5 de junho e será uma das principais estratégias da CD Projekt para expandir sua base de jogadores em plataformas portáteis.
Fonte: The Game Business.