Com lançamento marcado para 2 de outubro no PS5, Ghost of Yōtei oferecerá aos jogadores um robusto Modo Foto. Assim como em seu antecessor, será possível pausar a ação praticamente em qualquer instante e transformar a cena em uma fotografia estática, uma composição cinematográfica ou até mesmo em uma captura animada.
O recurso traz uma ampla gama de controles para ajustar câmera, luz, clima e até partículas em movimento. A ideia é dar ao jogador liberdade para retratar a atmosfera de Ezo, seja durante momentos de combate ou em paisagens serenas.
Recursos disponíveis
A lista de ferramentas inclui desde funções básicas até configurações mais avançadas, semelhantes às de uma câmera profissional. Entre elas:
- Captura com movimento: até 16 posições salvas para criar animações.
- Distância focal: de 12 mm a 300 mm.
- Profundidade de campo: de f/1.2 a f/63.
- Graduação de cores: filtros como preto e branco, vermelho-samurai, bordô e ginkgo.
- Partículas: folhas, flores de cerejeira, cinzas, vaga-lumes, borboletas, corvos e outros.
- Ajustes climáticos e de horário: escolha entre sol aberto, névoa, chuva, neve ou trovões.
- Expressões faciais: variando de neutra a intensa, passando por surpresa, raiva e esperança.
- Brilho da espada: regulagem de 0,00 a 15,0.
- Proporções da tela: padrão, 21:9 ou 32:9.
Os recursos permitem desde registros realistas até imagens estilizadas com forte apelo artístico.
Recursos completos de fotografia de Ghost of Yōtei
| Recurso | Descrição |
|---|---|
| Captura com Movimento | Grave até 16 posições para a câmera e faça uma captura animada pressionando o botão triângulo. |
| Distância Focal | De 12 mm a 300 mm |
| Profundidade de Campo | Desativada ou de f/1.2 a f/63 |
| Distância do Foco | 0,1 m a 200 m |
| Graduação de Cores | Nenhuma, Vívido, Preto e branco, Preto e branco retrô, Tempestade, Outono, Vermelho-samurai, Fumaça, Bordo, Ginkgo, Ferrotipia |
| Intensidade da Graduação de Cores | 0 a 100% |
| Compensação de Exposição | -5,0 a 5,0 |
| Contraste (Preto/Branco) | 1,0 a 3,0 |
| Partículas | Nenhuma, Folhas vermelhas, Folhas amarelas, Folhas de bambu, Folhas alaranjadas, Folhas verdes, Flores de cerejeira, Pólen da grama alta, Cinzas e brasas, Vaga-lumes, Libélulas, Borboletas, Corvos, Pássaros, Pétalas violetas |
| Intensidade das Partículas | 0 a 100% |
| Velocidade do Vento | 0 a 44% |
| Direção do Vento | 0 a 358 |
| Nuvens | Ajustável |
| Hora do Dia | Ajustável |
| Clima | Atual, Sem nuvens, Névoa, Névoa densa, Sol encoberto, Nublado, Chuva/neve, Chuva/neve forte, Trovão |
| Animação do Ambiente | Sim / Não |
| Atsu | Nenhuma, Ocultar, Enlameada, Ensanguentada |
| Expressão | Atual, Raivosa, Confusa, Morta, Incrédula, Enojada, Amedrontada, Feliz, Furiosa, Intensa, Neutra, Triste, Surpresa, Graça, Irritação, Preocupação, Esperança |
| Elmo/Máscara | Exibir, Ocultar |
| Brilho da Espada | 0,00 a 15,0 |
| Taxa de Proporção | Padrão, 21:9, 32:9 |
| Música | Tema da Atsu e outras |
Sugestões para iniciantes
Para quem pretende experimentar o modo já no lançamento, o estúdio recomenda alguns pontos de partida. Distâncias focais mais baixas, como 24 mm, funcionam bem para paisagens.

Para retratos, 50 mm ajuda a destacar expressões, enquanto 80 mm é adequado para corpo inteiro.

Já a focal de 100 mm pode ser usada em macros ou detalhes distantes.


Outra dica é explorar a iluminação natural, alterando o horário do dia para perceber como a luz muda a atmosfera. O nascer e o pôr do sol oferecem tons quentes, enquanto noites de lua cheia ou tempestades trazem um ar dramático.
Criatividade e experimentação
O estúdio incentiva o jogador a não se limitar a uma única composição. Após capturar a cena desejada, é possível girar a câmera para encontrar novos ângulos ou destacar elementos que antes passariam despercebidos. O uso de filtros de cor também ajuda a dar identidade às imagens.

O que mais gosto no Modo Foto é a chance de experimentar. Gradações de cor, contraste e exposição podem transformar até mesmo uma batalha perdida em uma imagem memorável
Gillen McAllister, especialista de comunicação de conteúdo da SIE.
O olhar do jogador
O recurso também permite adicionar partículas móveis, como folhas sopradas pelo vento ou pássaros em voo, criando efeitos de cinemagrafia. Essa combinação pode dar mais movimento e profundidade ao registro.

Segundo a equipe, a intenção é estimular a comunidade a compartilhar suas criações. Inclusive, haverá espaço para que jogadores enviem imagens para a tradicional Jogada da Semana de Ghost of Yōtei.
Lançamento em outubro
Com a chegada do jogo ao PS5 em 2 de outubro, os jogadores terão a oportunidade de vivenciar não apenas a jornada de vingança de Atsu, mas também de transformar o cenário de Ezo em uma verdadeira galeria virtual.
O Modo Foto é uma das ferramentas que ampliam a experiência, convidando cada um a criar sua própria interpretação do universo do jogo.
Fonte: Sony



