Durante a transmissão especial da State of Play dedicada exclusivamente a Ghost of Yōtei, realizada ainda hoje quarta-feira (10), a Sucker Punch revelou uma série de novidades sobre o sucessor de Ghost of Tsushima.
O evento teve cerca de 20 minutos de gameplay e destacou elementos inéditos como o novo sistema de cartas de pistas, uma variedade maior de armas, recursos cinematográficos, trilha sonora disponível em streaming e suporte à dublagem japonesa com lipsync.
Um dos destaques do evento foi o novo sistema de cartas, que substitui o menu de missões convencional. Conforme Atsu (a protagonista) interroga inimigos ou explora locais-chave, ela coleta cartas correspondentes a diferentes trilhas narrativas.
Cada carta representa uma pista para um dos membros do grupo conhecidoo como Yōtei Six, podendo conduzir o jogador a novos territórios, personagens e linhas de investigação.
Sistema de cartas reorganiza as missões e define o ritmo da exploração
De acordo com a apresentação, esse sistema permite que o progresso narrativo seja conduzido de forma não-linear. Os jogadores escolhem quais cartas seguir primeiro, o que afeta tanto a ordem dos confrontos quanto os tipos de desafios enfrentados.

Por exemplo, uma pista relacionada ao personagem Oni pode levar a uma região marcada por fogo e técnicas samurais, enquanto pistas sobre Kitsune podem abrir caminho para ambientes gelados e estratégias de emboscada.
Combate ganha profundidade com mais tipos de armas
A Sucker Punch também detalhou o arsenal disponível em Ghost of Yōtei, que vai além da tradicional katana. Atsu pode utilizar até cinco categorias principais de armas: katana, ōdachi, kusarigama, lança e espadas duplas.
Cada arma conta com algumas vantagens específicas contra certos tipos de inimigos e conta com árvores de habilidade próprias.

Durante o gameplay apresentado, foi possível observar como a troca de armas em tempo real influencia a abordagem em combate. O ōdachi, por exemplo, é indicado contra inimigos mais pesados e possui alcance ampliado, enquanto as espadas duplas favorecem ataques rápidos e são eficazes contra lanças.
Eles apresentaram a kusarigama como uma arma para versatilidade, permitindo prender ou desarmar inimigos com a corrente.

Além das armas brancas, o jogo conta com equipamentos auxiliares como kunai, bombas de fumaça e pó cegante.
Outro detalhe é que, diferente de Ghost of Tsushima, em que Jin Sakai alternava entre combate e furtividade, Atsu está sempre armada, e a escolha da arma influencia diretamente a eficácia contra diferentes oponentes.

Além disso, Ghost of Yōtei contará com opção de dublagem japonesa completa, incluindo sincronização labial com os diálogos falados, desde o lançamento.
Modo Kurosawa retorna, agora com companhia
O tradicional Modo Kurosawa, que transforma a experiência visual em preto e branco com granulação cinematográfica inspirada nos filmes do diretor Akira Kurosawa, estará presente novamente em Ghost of Yōtei.
No entanto, o título traz também dois novos modos visuais criados em parceria com diretores japoneses contemporâneos:
- Modo Takeshi Miike: inspirado nos filmes do diretor de 13 Assassinos, esse modo aproxima a câmera durante os combates e intensifica os efeitos visuais de lama e sangue, criando uma atmosfera mais crua e realista.
- Modo Shinichiro Watanabe: em colaboração com o criador de Samurai Champloo, esse modo combina visuais estilizados com faixas lo-fi originais, produzidas para o jogo. A ideia é oferecer uma alternativa estética com foco em ambientação sonora e narrativa descontraída.
Todos os modos podem ser ativados a qualquer momento durante a campanha.
Acampamentos substituem menus e concentram progressão
Outro recurso revelado foi o sistema de acampamentos, que substitui menus tradicionais de inventário e upgrades.
Ao acampar em áreas seguras, Atsu pode interagir com membros de sua “alcateia” uma rede de aliadoos e comerciantes que surgem periodicamente para oferecer melhorias, equipamentos e missões secundárias.

Durante os acampamentos, o jogador pode:
- Cozinhar para ganhar bônus temporários em combate;
- Tocar shamisen, instrumento tradicional japonês, para momentos contemplativos;
- Reorganizar o arsenal e desbloquear melhorias de armas;
- Conversar com personagens ligados à narrativa.
O sistema busca integrar a progressão com o ambiente do jogo, evitando transições para telas de menu e mantendo a imersão durante toda a jornada.
Ghost of Yōtei terá consoles temáticos
A Sony revelou também os novos PS5 Ghost of Yōtei Limited Edition, que chegam em duas versões: Gold e Black. Inspiradas na ambientação do jogo, ambas apresentam elementos tradicionais da arte japonesa.

A edição Gold traz um design baseado no “kintsugi“, com detalhes dourados que remetem à jornada de reconstrução da protagonista Atsu.
Já a versão Black, exclusiva do site direct.playstation.com, homenageia a técnica “sumi-e“, com pinceladas pretas que representam a paisagem e o conflito interno da personagem, de acordo com a PlayStation.
Trilha sonora ganha duas faixas nos streamings
Logo após o fim do State of Play, a Sucker Punch liberou duas músicas da trilha sonora oficial de Ghost of Yōtei nas plataformas de streaming, incluindo Spotify e Apple Music.
As faixas fazem parte da composição original assinada por Toma Otoa, e apresentam a mistura entre instrumentos tradicionais japoneses e arranjos ocidentais.
Ghost of Yōtei será lançado em 2 de outubro de 2025, exclusivamente para PlayStation 5. O título já está em pré-venda nas principais lojas digitais e físicas.
Fonte: PlayStation.