Embora Genshin Impact tenha uma base bem-estabelecida entre os jogadores do PlayStation 4 (PS4), a desenvolvedora HoYoverse decidiu encerrar seu suporte ao console. Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira (6), a empresa afirmou que tomou a decisão por “limitações relacionadas ao desempenho do hardware e ao tamanho do aplicativo”.
Em outras palavras, parece que o tempo finalmente cobrou seu preço e está limitando a maneira como o jogo pode ser desenvolvido. Lançado em 2013, o PS4 ainda é um console popular, mas trabalha com meios de armazenamento e hardwares já considerados ultrapassados.
Segundo a HoyoVerse, ainda vai ser possível continuar jogando Genshin Impact na plataforma até o dia 8 de abril de 2026. No entanto, quem quiser continuar fazendo isso vai ter que baixá-lo antes do dia 10 de setembro, quando essa versão em específico vai ser removida da PlayStation Store.
Confira as datas para o fim de suporte de Genshin Impact no PS4
- Dia 10 de setembro de 2025 – o game vai ser removido da PlayStation Store;
- Dia 25 de fevereiro de 2026 – não haverá mais como comprar itens para a versão PS4 através da loja do console e dos menus dentro do game;
- Dia 8 de abril de 2026 – Genshin Impact vai deixar de funcionar completamente no console.
Game vai permanecer vivo no PS5
A HoyoVerse afirma que, após a data-limite estabelecida por ela, a única maneira de resgatar itens e continuar aventuras de Genshin Impact iniciadas no PS4 vai ser através do PS5. Ela também afirma que a mudança não vai trazer qualquer impacto ao console mais recente, que vai continuar recebendo atualizações normalmente.

De forma semelhante, o jogo vai continuar disponível sem limitações no PC, Xbox Series X|S, Android e iOS. O aviso também parece decretar a morte da ilusiva versão para Nintendo Switch que, embora tenha sido prometida há alguns anos, nunca mais apareceu publicamente — e provavelmente foi cancelada sem grande alarde.
Lançado em setembro de 2020, Genshin Impact é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa que fez muito sucesso por seus sistemas de gameplay e personagens. Adotando um modelo “gacha”, o título é monetizado através da venda de itens opcionais e de chances de destravar mais aventureiros para seu grupo, cujos poderes variam dependendo de sua raridade.
Fonte: Eurogamer