>>> Final Fantasy XVI roda a 720p no Modo Desempenho no Xbox Series X

Durante o Xbox Showcase realizado no dia 8 de junho, a Square Enix não somente anunciou, como também lançou a versão Xbox Series X|S de Final Fantasy XVI. Poucos dias depois, o jogo passou por uma análise feita pela Digital Foundry, que mostrou que o processo de conversão poderia ter sido melhor.

Segundo o veículo, um dos principais problemas da nova versão é como ele lida com o Modo Desempenho. Mesmo no Series X, que é considerado poderoso, o título acaba apelando para a resolução nativa de 720p para entregar um desempenho de 60 frames por segundo.

A Digital Foundry afirma que, com isso, Final Fantasy XVI trabalha com resoluções menores na plataforma do que no PlayStation 5, que mantém os 1080p a maior parte do tempo. Em compensação, seu desempenho é mais consistente: enquanto ele fica em 60 FPS fixos, no console da Sony é comum ver variações entre 45 e 60 FPS.

A análise também revela que as questões de resolução também afetam o Modo Visual, embora de maneira menos notável. Enquanto no Series X o titulo atinge a resolução 1224p, no PlayStation 5 ela chega a 1440p. Enquanto nenhuma é ideal, a plataforma da Microsoft traz visuais mais “suaves” na comparação.

Final Fantasy XVI perdeu detalhes no Xbox Series

O Digital Foundry também detectou que, em sua estreia, Final Fantasy XVI chegou aos consoles da Microsoft com menos detalhes. “Há uma divergência dramática na renderização de folhagens, onde o Xbox meio que parece quebrado em algumas árvores e alguns arbustos, então isso é muito estranho”.

Final Fantasy XVI roda a 720p no Modo Desempenho do Xbox Series X
Foto: Divulgação/Square Enix

Os problemas não parecem ter a ver necessariamente com os hardwares do Series X|S, mas sim com a maneira como a Square Enix desenvolveu o jogo. Mesmo a versão PC do título é conhecida por ser bastante exigente para rodar a resoluções e taxas de quadros maiores — e a experiência é instável mesmo em hardwares poderosos.

Apesar de a empresa ter lançado vários updates para o título, reviews recentes no Steam mostram que esse é um problema que permanece até hoje. Para muitos que apostaram em Final Fantasy XVI no PC, a solução tem sido recorrer a alguns patches feitos pela comunidade para conseguir ter desempenhos mais consistentes.

Xbox vai ganhar mais capítulos da série em breve

Final Fantasy XVI roda a 720p no Modo Desempenho do Xbox Series X
Foto: Divulgação/Square Enix

A situação de Final Fantasy XVI deve deixar os fãs da série um tanto preocupados sobre o que o futuro reserva para a franquia. Durante o Xbox Showcase, a Square Enix também revelou que Final Fantasy VII Remake Intergrade está a caminho do Series X|S, em uma data ainda não confirmada.

Nesse sentido, consta como positivo o fato de que o título teve boas versões no PS4, PS5 e PC, apesar de alguns stutters terem marcado o lançamento desta última opção. O título também está a caminho do Nintendo Switch 2, representando uma nova fase da desenvolvedora, que não pretende mais trabalhar com grandes exclusividades.

Fonte: VGC

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br