>>> Fábrica de Games: Secretária de Cultura de SP detalha iniciativa para fortalecer o setor de jogos no estado

Governo do Estado de São Paulo esteve presente na gamescom latam 2025, propondo um debate a respeito da evolução do desenvolvimento de games no Brasil.

Além de jogos brasileiros expostos no espaço, com direito a Changer Seven com a sua demo acontecendo em plena Avenida Paulista, o estande ainda quis misturar o passado do estado, vinculado ao café, com o presente, oferecendo aos visitantes cafés especiais, com temática gamer.

E para entender um pouco mais sobre a visão atual do Governo do Estado de São Paulo em relação aos games, em entrevista ao site Arkade, a secretária de cultura de São Paulo, Marília Marton, detalhou a visão do governo estadual sobre o cenário de jogos no Brasil, destacando o reconhecimento do setor como parte da cultura e as iniciativas para apoiar desenvolvedores.

Marília explicou que, desde 2023, o governo entendeu que games são uma expressão cultural, envolvendo roteiro, design gráfico, música e publicidade, com o desenvolvimento técnico sendo a única área fora desse escopo. “Foi um passo importante. A partir disso, olhamos o setor como parte da cultura e buscamos formas de apoiá-lo sem atrapalhar”, afirmou.

Essa abordagem resultou em ações como o investimento de R$ 18 milhões via Lei Paulo Gustavo em 2023, R$ 7 milhões em 2024 e a criação de uma nova linha de fomento em 2025, atendendo demandas do próprio setor.

A secretária também destacou a Fábrica de Games, projeto que oferece cursos de um ano e meio para formar novos profissionais, com baixa evasão devido ao interesse dos alunos. “Eles aprendem desde a criação da ideia até o teste do jogo, e na Gamescom Latam puderam exibir seus trabalhos e se conectar com o mercado”, disse.

O programa será expandido para o interior, litoral e Grande São Paulo por meio do CULTSP PRO, visando atender à crescente demanda por mão de obra qualificada.

Sobre a gamescom latam, que apesar de estar em sua segunda edição Brasil, é uma evolução natural do BIG Festival (que ainda faz parte da agenda do evento) Marília ressaltou o apoio institucional do governo na transição do evento (o antigo BIG Festival) para a gamescom, que nesta edição aconteceu no Anhembi, em São Paulo.

“Demos uma ‘vida extra’ ao evento, garantindo sua continuidade e maior fluidez em um espaço mais adequado”, explicou. A mudança para um local amplo e acessível reforça a importância de festivais para networking e negócios, ajudando desenvolvedores a aprenderem a comercializar seus projetos.

Para os jovens desenvolvedores paulistas, Marília deixou uma mensagem de incentivo: “Sejam resilientes. O governo oferece editais de fomento acessíveis e apoio para formar e estruturar negócios, mas é preciso entender as dificuldades de publicar e posicionar um jogo no mercado.” Ela enfatizou a importância de persistência e planejamento para o sucesso no setor.

Com essas iniciativas, o governo de São Paulo, pelo o que foi dito por sua secretária de Cultura, tem demonstrado interesse em fortalecer a indústria de games, reconhecendo sua relevância cultural e econômica, enquanto busca preparar, com as ações apresentadas, as novas gerações para um mercado em constante evolução.

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