>>> EA Sports FC 26 pode voltar a ter times brasileiros licenciados

Apesar de ser divulgado pela Electronic Arts como uma experiência bastante fiel ao mundo do futebol, EA Sports FC tem pecado nos últimos anos por não trazer times brasileiros. No entanto, uma reportagem do Estadão afirma que a empresa está negociando com a CBF e entidades representativas para remediar essa situação.

Segundo o veículo, a intenção da empresa seria garantir que tanto a seleção masculina quanto a feminina vão estar no próximo jogo com elencos, uniformes e escudos oficiais. O objetivo também é trazer alguns clubes, mas essa etapa vai ser mais difícil devido à maneira como direitos de imagens são negociados no Brasil.

EA Sports FC 26 pode voltar a ter times brasileiros licenciados
Foto: Divulgação/Electronic Arts

Enquanto no exterior EA Sports FC paga diretamente às ligas pelos direitos de atletas, por aqui as equipes são representadas pela Liga Forte União (LFU) e pela Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Segundo o advogado Bruno Cassol, a Lei Pelé também traz uma dificuldade adicional, já que ela prevê que 5% dos valores sobre os direitos de atletas devem ser repassados a sindicatos representativos — que não existem.

Times brasileiros querem estar em EA Sports FC 26

A ausência de sindicatos específicos para atletas de esports no Brasil gera um vácuo que pode levar a disputas sobre o repasse desses valores. As partes devem, portanto, estabelecer contratos claros que definam a exploração comercial da imagem, buscando segurança jurídica para os investimentos e a carreira dos atletas”, explica Cassol.

EA Sports FC 26 pode voltar a ter times brasileiros licenciados
Foto: Divulgação/Electronic Arts

Segundo Marcelo Paz, presidente do Fortaleza e da Liga Forte União, os times brasileiros estão dispostos a facilitar os esforços da Electronic Arts. Ele afirma que também gosta de videogames e que não há como perder uma oportunidade de que o mundo inteiro tenha mais contato com atletas e equipes nacionais.

A gente não pode deixar passar essa oportunidade para que quem joga o videogame possa ali jogar com seu atleta e clube de preferência, totalmente legalizado, como funciona com as outras ligas do mundo”, explicou. No entanto, nenhum anúncio oficial foi feito para EA Sports FC 26 atualmente.

Volta pode começar incompleta

A expectativa é que, ao menos em um primeiro momento, somente as seleções nacionais e um grupo limitado de equipes esteja presente no game — segundo o Estadão, somente duas delas estão em fase avançada de negociação. No entanto, a Electronic Arts deve continuar seus esforços para fazer acordos que garantam a totalidade do Campeonato Brasileiro em seu jogo.

A última vez que a série EA Sports FC teve clubes e competições brasileiras totalmente licenciadas foi em 2013/2014, quando ainda era conhecida como FIFA. Depois disso, a última vez que equipes nacionais apareceram no jogo foi em FIFA 16. Na época, a CBF fechou um acordo com a Konami para tornar o Brasileirão exclusivo da série eFootball.

Fonte: GOAL

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br