A Electronic Arts disse que a Bioware possui profissionais suficientes para desenvolver Mass Effect 5, apesar da possível redução no quadro de funcionários do estúdio. A afirmação surge após relatos da Bloomberg indicarem que o estúdio opera com menos de 100 funcionários, resultado de demissões e transferências para outros estúdios da EA.
Um representante da empresa afirmou ao IGN que, durante a produção de Dragon Age: The Veilguard, uma equipe menor trabalhou na pré-produção do novo Mass Effect. Agora, com o lançamento do RPG de fantasia, o estúdio direciona os esforços ao desenvolvimento do próximo título da franquia de ficção científica.

A EA não divulgou números exatos, mas garantiu que a Bioware mantém profissionais nas funções essenciais para essa fase do projeto. Dessa forma, a declaração busca esclarecer rumores sobre uma possível escassez de recursos humanos, diante da significativa diminuição da equipe desde 2022.
Mass Effect 5 segue em desenvolvimento na Bioware, segundo rumores
Relatórios anteriores indicavam que muitos funcionários foram temporariamente realocados para outras equipes dentro da EA, enquanto a pré-produção de Mass Effect 5 avançava com uma equipe reduzida. No entanto, a Bloomberg sugere que essas mudanças podem ser permanentes.
A Bioware confirmou, em 29 de janeiro, que está reformulando os processos de desenvolvimento e realocando profissionais para outras iniciativas da Electronic Arts. Mesmo assim, o estúdio afirma que segue comprometido com o novo título da franquia Mass Effect.

Além do jogo, a marca Mass Effect também está em expansão. Em novembro de 2024, o portal Variety revelou que a Amazon MGM Studios iniciou o desenvolvimento de uma série live-action baseada na franquia. O projeto conta com Daniel Casey, roteirista de Velozes e Furiosos 9, além de produtores envolvidos em Jessica Jones e Homem-Aranha no Aranhaverso.
A EA ainda não divulgou uma previsão de lançamento para Mass Effect 5. No entanto, a empresa garante que a equipe atual da Bioware é suficiente para conduzir o projeto na etapa atual do desenvolvimento.
Fonte: Eurogamer