>>> É indie ou não? Criadores de Dave the Diver explicam categoria do game

Lançado em 2023, o jogo Dave the Diver chamou atenção tanto pelo gameplay e história divertida quanto por algumas controvérsias em que se envolveu. No mesmo ano de sua estreia, ele acabou sendo indicado à categoria de melhor jogo independente (indie) do The Game Awards — perdendo para Sea of Stars.

Mais de um ano depois, o estúdio Mintrocket finalmente veio à público para esclarecer o fato de que não se considera um estúdio indie. Isso inclusive era algo que muitas pessoas já apontaram na época da indicação. Apesar de o título ter estilo 2D e um preço acessível, seus criadores estão ligados à Nexon, empresa que fatura mais de US$ 1 bilhão por ano.

É indie ou não? Criadores de Dave the Diver explicam categoria do game
Foto: Divulgação/Mintrocket

Em uma entrevista ao site japonês 4gamer, o diretor Hwan Jae-ho esclareceu que o time de Dave the Diver nunca se considerou independente. “Me pergunto se as pessoas nos confundiram com um estúdio indie porque desenvolvemos games com uma equipe pequena, ou só porque nossos estilos artísticos e sistemas costumam ser únicos”.

Dave the Diver não é indie e ponto

Segundo Jae-ho, a confusão envolvendo o jogo aconteceu mesmo que a Mintrocket nunca tenha se promovido como um estúdio independente. Ele também explica que a empresa não teve qualquer responsabilidade sobre fato de que Dave the Diver acabou parando na categoria ao qual foi indicado no The Game Awards.

É indie ou não? Criadores de Dave the Diver explicam categoria do game
Foto: Divulgação/Mintrocket

Ele deixou claro que quem escolhe os jogos que aparecem no evento são os próprios membros selecionados para definir os vencedores. Com isso, fica evidente que foram mais os visuais e mecânicas do jogo que contaram para sua indicação do que a maneira como ele foi criado ou financiado.

Em resposta à controvérsia, o apresentador do The Game Awards, Geoff Keighley, afirmou que a palavra independente pode “significar coisas diferentes para pessoas diferentes” e que não se arrependeu da situação. Provando a força de sua estrutura e do sucesso obtido, Dave the Diver vai continuar recebendo conteúdos em 2026 — e, até o dia 27 de junho, voltou a distribuir seu DLC gratuito baseado em Godzilla.

Fonte: Eurogamer

Compartilhe nas redes:

Clique no banner ou use nosso código centraltechgaming nas suas compras no InstantGaming

Siga nas Redes Sociais
JOGAMOS!

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br