Lançado no final de 1993, DOOM já é mais conhecido por algumas pessoas pela versatilidade com que pode ser adaptado do que por seus conteúdos. A “plataforma” mais recente a receber uma versão funcional do game é o Anker Prime Charging, um power bank que tem sua própria tela LCD.
O experimentou foi demonstrado no YouTube pelo canal de Aaron Christophel, que mostrou que o jogo se adapta muito bem ao hardware modesto do aparelho. O principal desafio se encontra no gameplay do jogo, visto que os controles oferecidos pelo carregador não são muito ágeis.
Segundo o criador da nova versão de DOOM, ela foi possível graças à presença de um SoC Synwith SMW34S, com 8 MB de SDRAM e armazenamento interno de 16 MB. Considerado como um modelo top de linha pela fabricante, o Anker Prime Charging também traz uma tela com resolução 200 x 480 pixels que se mostrou bastante competente para o jogo.
Projeto para adaptar Doom está aberto ao público
No Github, Christophel compartilha os arquivos e procedimentos que tomou para conseguir fazer DOOM rodar no PowerBank. Segundo o desenvolvedor, não foi preciso fazer muitas modificações para o jogo rodar bem na CPU ARM Cortex-M33, embora sua resolução nativa tenha sido diminuída um pouco para melhorar o desempenho.
No entanto, ele deixa claro que não fez nenhuma modificação no hardware do power bank para chegar a esse objetivo. O único lado ruim, fora os controles limitados, resulta do fato de que essa versão não possui qualquer áudio, graças às limitações do aparelho em que é instalada.

Boa parte da adaptabilidade do jogo é fruto de uma decisão que a id Software tomou quando ele foi lançado. Para garantir que haveria uma maior disponibilidade de mapas para seu multiplayer, o estúdio passou a disponibilizar seu código-fonte já em 1993 — o que também permitiu a criação de alguns “clones”.
Dado o quanto os hardwares de 1993 eram simples em relação aos mais recentes, DOOM atualmente consegue rodar em lugares que vão do Alarmo até documentos do Word. O título continua sendo bastante importante para a Bethesda, que fez questão de adaptá-lo recente para todas as plataformas atuais, com direito a vário conteúdo extra.
Fonte: Tom’s Hardware