Lançado oficialmente no dia 18 de fevereiro, Avowed está se mostrando um sucesso dentro das expectativas que a Obsidian tinha para ele. Enquanto a companhia não está divulgando números de vendas no momento atual, a diretora Carrie Patel afirmou à Bloomberg que já consegue se imaginar comandando DLCs ou sequências do título.
Em uma entrevista concedida ao site, ela explicou que o título passou por alguns reboots internos, sendo o mais recente dele em janeiro de 2020. Inicialmente, o estúdio tinha a intenção de fazer algo no estilo de Skyrim, mas com elementos multiplayer — mas preferiu diminuir seu escopo e se focar em áreas grandes, mas separadas entre si.

A diretora de Avowed também explicou que, em sua versão original, o game seria mais distante da história de Pillars of Eternity. Enquanto o RPG que chegou às lojas não exige que os jogadores tenham aproveitado jogos anteriores, quem fizer isso vai ter mais familiaridade com certos termos e elementos da narrativa.
Avowed não seguiu regras tradicionais de desenvolvimento
Patel também explicou que, no momento em que assumiu o comando do jogo, no início de 2020, ele já estava pronto para ser produzido a partir de ideias que tinham acabado de ser abandonadas. Assim, ela foi forçada a aprender rapidamente como gerenciar um time de 80 pessoas que já estavam preparadas para trabalhar em elementos cujas bases ainda estavam sendo transformadas.

“Há essa coisa interessante que eu vi em todo projeto em que trabalhei durante meu tempo no estúdio — as coisas estão bagunçadas, bagunçadas, bagunçadas, até que elas começam a fazer sentido”, explicou. “Muito disso é iterativo. Há muito trabalho necessário para chegar a esse ponto”, complementou.
A diretora de Avowed reconheceu que o processo não foi simples, mas, agora que ele está finalizado, se sente orgulhosa. “Agora que construímos esse mundo incrível, e também a força e a memória muscular desse time ao redor do conteúdo e gameplay desse mundo, adoraria nos ver fazendo mais com ele”.
Fonte: Bloomberg