Pragmata tem seu lançamento previsto para 2026, depois de sucessivos adiamentos desde sua primeira revelação, lá em 2020. Durante a Tokyo Game Show 2025, o diretor do game, Cho Yonghee, explicou o motivo principal para essas mudanças de datas, em uma entrevista à The Gamer.
Pragmata foi revelado em 2020 com a promessa de chegar em 2022. No entanto, conforme a data se aproximava, não apareciam novidades sobre o game, até o momento em que a Capcom finalmente admitiu que o jogo seria adiado para 2023. No entanto, o ciclo se repetiu e o jogo foi adiado novamente, sem uma nova janela de lançamento.

Foi recentemente que tivemos a promessa para 2026, acompanhada de muitas imagens de gameplay e até a oportunidade de jornalistas testarem o game, afastando medos de um possível cancelamento. E agora que vimos a jogabilidade de Pragmata em detalhe, Yonghee pode revelar que foi justamente por causa dela que aconteceram os adiamentos.
Tiros e hacks é uma combinação difícil de balancear
O atrativo central de Pragmata é sua mecânica em que o protagonista Hugo atira nos inimigos, enquanto a pequena android Diana é capaz de invadir seus sistemas em tempo real para expor vulnerabilidades – e o jogador controla tudo. Esse elemento foi extremamente difícil de se balancear, segundo os criadores do game.
“É um grande motivo para o atraso”, explicou Yonghee. “Houve tanta tentativa e erro e vai e volta apenas para ver o que poderia funcionar e o que daria mais certo.”

O produtor do jogo, Naoto Oyama, acrescentou: “ter as duas mecânicas, os hacks da Diana e os tiros do Hugo, foi um dos motivos para nós colocar mais tempo no jogo. Nós balanceamos tudo sem pressa.”
E não foi apenas do ponto de vista da mecânica em si, mas também dos visuais de misturar esses dois elementos, quanto da tela o mini-game de hacks ocuparia e assim por diante.
Devs de Pragmata não se arrependem de revelar o game tão cedo
Depois de tantos adiamentos, há de se questionar se Pragmata não foi revelado cedo demais, antes dos devs saberem o nível de desafios que enfrentariam. Cho Yonghee, no entanto, diz que não se arrepende de ter mostrado o jogo pela primeira vez em 2020.
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“Mostrar o jogo tão cedo serviu como motivação para nós”, diz o diretor. “Se não tivéssemos mostrado o jogo naquela época, Pragmata poderia não ser o mesmo jogo que é atualmente.”
Oyama acrescentou que a expectativa para o jogo a cada novo evento ajudou a gerar mais hype também, então os devs não veem problema o espaço de seis anos entre a revelação e o lançamento de Pragmata.