Crimson Desert tem chamado muito a atenção em seus trailers pelos visuais e variedade de mecânicas que parecem estar sendo implementadas no jogo. Mas seu vínculo com Black Desert preocupava alguns jogadores em relação ao sistema de monetização do jogo. É por isso que um representante da desenvolvedora Pearl Abyss fez questão de garantir que o jogo não terá microtransações no lançamento.
A fala veio de Will Powers, gerente de marketing para a Pearl Abyss. Black Desert, jogo anterior que lançou o estúdio para a fama, é um MMORPG que baseia seu modelo de monetização em microtransações. Apesar de Crimson Desert ter sido anunciado com outra proposta, levantava questionamentos de até onde o formato do jogo seria influenciado pelo antecessor.

“Esse jogo foi feito para ser uma experiência premium que você compra e aproveita o mundo, não algo com microtransações”, declarou Powers no podcast Dropped Frames. “É um modelo de monetização – se você faz free-to-play, então você precisa gerar renda de outra maneira. Essa (Crimson Desert) é uma experiência premium. Essa é a transação, tipo, é isso e pronto.”
Alguns itens em Crimson Desert são bônus de pré-venda
A fala de Powers não é garantia, entretanto, que todo e qualquer item ou cosmético em Crimson Desert possa ser conseguido através de gameplay. Seguindo a divulgação do podcast, as pessoas foram buscar mais informações nas redes sociais, e um usuário perguntou se o jogo não teriam nem loja e se daria para conseguir tudo jogando.

Respondendo a várias perguntas, o gerente de marketing da Pearl Abyss explica que não foi bem isso que ele disse. Ele ressalta que há bônus de pré-venda neste momento, e diz que ele disse “no lançamento, sem mtx (microtransações)”. O jeito de falar deixa em aberto se a mecânica não pode chegar ao jogo mais tarde.
Aparentemente Powers não quer se comprometer muito em suas promessas neste momento, mas respondendo a outro usuário ele enfatiza: “o que eu quero dizer no geral é que não estamos segurando conteúdo para vender separadamente”.
Crimson Desert chega ao PC e aos consoles em 19 de março.


