Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter, anunciou a criação de um aplicativo de mensagens chamado Bitchat. Como diferencial, ele usa redes Bluetooth Mesh; com isso, não depende de internet, seja por Wi-Fi, 4G ou 5G.
Dorsey disse que o Bitchat é um projeto pessoal e foi desenvolvido em um fim de semana. O criador disponibilizou uma versão beta do app para iPhone no TestFlight, programa de testes da App Store. Além disso, ele publicou um documento sobre o projeto no GitHub.
my weekend project to learn about bluetooth mesh networks, relays and store and forward models, message encryption models, and a few other things.
bitchat: bluetooth mesh chat…IRC vibes.
TestFlight: https://t.co/P5zRRX0TB3
GitHub: https://t.co/Yphb3Izm0P pic.twitter.com/yxZxiMfMH2— jack (@jack) July 6, 2025
Como o Bitchat funciona?
Para entender como o Bitchat funciona, é preciso dar um passo atrás e entender o que é Bluetooth Mesh. Esse é um tipo de rede descentralizada que usa Bluetooth para conectar diversos dispositivos, que podem atuar como emissores e receptores.
Com isso, as informações podem trafegar de modo indireto, indo de um aparelho a outro, depois a outro, e assim sucessivamente, até chegar ao destinatário final.
O Bitchat faz uso desse tipo de estrutura. Porém, as limitações técnicas do Bluetooth geralmente tornam impossível esse tipo de rede se expandir por mais de 100 metros.
Dorsey, no entanto, afirma que conseguiu enviar mensagens a 300 metros de distância, graças a alguns aparelhos que estavam conectados a dois clusters ao mesmo tempo e funcionaram como ponte durante a transmissão.
O desenvolvedor afirmou que pretende adicionar suporte a Wi-Fi Direct futuramente, como forma de aumentar a velocidade e o alcance.
Em termos de funcionalidades, o Bitchat armazena as mensagens apenas no aparelho e não depende de uma estrutura centralizada. Por padrão, elas desaparecem automaticamente. Também é possível criar conversas em grupo, protegidas com senhas.
Qual é a utilidade desta tecnologia?
Apps que usam Bluetooth para se comunicar são úteis para situações em que não há Wi-Fi e as redes de internet móvel (4G, 5G e outras) estão indisponíveis.
O TechCrunch aponta festivais de música como um caso de uso: geralmente, as redes móveis ficam congestionadas no local, já que muitas pessoas estão usando ao mesmo tempo. Por isso, recorrer ao Bluetooth pode ser uma alternativa para tentar encontrar os amigos que estão por perto, por exemplo.
Além disso, como não dependem de estruturas centralizadas, apps de mensagens por Bluetooth podem escapar de bloqueios de internet. A CNBC lembra que o Bridgefy, que também usa a tecnologia, foi usado durante protestos em Hong Kong no ano de 2019. Curiosamente, esse app conta com apoio de Biz Stone, outro cofundador do Twitter.
Com informações do TechCrunch e da CNBC