Com a expectativa de atingir a faixa de mais de 3 bilhões de jogadores mundialmente e uma receita de US$188,8 bilhões em 2025, segundo dados da Newzoo, o universo gamer tem se tornado um dos setores mais influentes culturalmente e economicamente. No Brasil, esse movimento já tem moldado hábitos de consumo e feito grandes empresas como Red Bull, Intel e Logitech G a repensarem a forma como devem se relacionar com os consumidores.
Diante deste cenário, Gui Barbosa, Diretor de Parcerias da Gamers Club, principal hub de soluções em esportes eletrônicos da América Latina, reúne 5 insights do universo gamer que mostram como empresas podem ir além do óbvio para fortalecer o relacionamento com a comunidade, gerando recorrência e fidelização no ambiente digital.
Engajamento é construído por presença: no universo gamer, marcas que tentam dialogar com a comunidade de maneira isolada e invasiva são rapidamente rejeitadas. O que realmente funciona é a presença orgânica que constrói uma verdadeira conexão com os jogadores. “Os gamers se relacionam melhor com marcas que se tornam parte do ecossistema, patrocinando campeonatos, eventos, contribuindo com conteúdos relevantes que realmente façam sentido para a comunidade e tornando a experiência ainda maior, e não apenas com investimento em anúncios comerciais”, comenta Barbosa.
Personalização é regra e, no universo gamer, ainda mais crítica: hoje em dia, consumidores de qualquer segmento procuram por experiências personalizadas, que conversam diretamente com o seu estilo de vida, preferências e hábitos. No entanto, essa necessidade se torna ainda mais relevante quando se trata do universo gamer, que procura cada vez mais por experiências imersivas. “Grandes exemplos de marcas, como a Red Bull, entendem as nuances desse público e investem em conversas consistentes que vêm construindo um relacionamento a longo prazo e se tornando referência dentro do segmento, ganhando destaque entre milhares de jogadores”, conta o especialista.
Influenciadores são os arquitetos de comunidades: diferente de outros segmentos, os creators gamers não apenas comunicam, mas vivem intensamente este universo dentro e fora das telas. Sua relevância vai muito além dos números, mas principalmente da capacidade de manter as comunidades ativas em tempo real, por meio de linguagens próprias e ciclos contínuos de engajamento por lives, chats, reações instantâneas e até decisões estratégicas dentro do jogo. “Quando as marcas olham para esse espaço e entendem os influenciadores como um ponto de contato constante, que participa de todas as etapas de engajamento, elas têm a oportunidade de otimizar as suas entregas de forma muito mais estratégica”, reforça.
Entender a jornada da comunidade e falar com ela em todos os canais: mais do que apenas personalizar a experiência, as marcas precisam compreender a fundo por que, onde e como os gamers se conectam. é importante criar presença ativa nas plataformas no qual estão online, seja no discord, redes sociais ou torneios. “Estar conectado à maneira como essa comunidade realmente vive permite que as marcas apareçam no local certo, na hora certa e do jeito certo, aumentando as suas chances de conversão”, complementa.
Não interromper a jornada do jogador: no universo gamer, as experiências são guiadas por narrativas. Imersos nas histórias, personagens e universos que evoluem ao longo das jornadas, eles olham com outros olhos para marcas que conseguem investir em ativações que realmente se encaixam dentro do contexto. “Como membro assíduo da comunidade, posso dizer com propriedade que marcas que realmente fazem uma imersão no dia a dia da comunidade, investem em ações, desafios e experiências visuais que parecem naturais têm mais chances de estabelecer um relacionamento mais vantajoso com o tempo”, finaliza o especialista.
Sobre a Gamers Club
A Gamers Club é o principal hub para a comunidade de jogos competitivos da América Latina, reunindo quase 3 milhões de usuários em sua plataforma principal e milhões de visualizações em seus sites, Draft5 e VZone, combinados. Foi a primeira plataforma a oferecer aos jogadores brasileiros uma experiência de usuário integrada, segura e abrangente, promovendo um senso de comunidade com altos níveis de engajamento.
A Gamers Club é uma solução ponta a ponta para jogadores de esports e atende simultaneamente aos principais stakeholders do setor, como marcas que se comunicam com esse público ou apoiam o cenário. No segundo semestre de 2024, a Gamers Club anunciou a nova vertente B2B: Gaming Services. Focada em intermediar marcas e publishers com a comunidade gamer, a frente auxilia na geração de conteúdos e ações, como consultoria, marketing, campeonatos, entre outros. Para mais informações, visite www.gamersclub.com.br


