Com estreia marcada para fevereiro de 2026, Resident Evil: Requiem vai unir dois caminhos distintos que a série vem seguindo nos últimos anos. Ao mesmo tempo que ele vai manter a câmera em primeira pessoa que estreou em Resident Evil 7, também haverá a opção de jogar em terceira pessoa — algo que a Capcom decidiu justificar esta semana.
Em uma entrevista ao GamesRadar, o diretor Koshi Nakanishi explicou que a intenção é dar ao público uma forma de aliviar um pouco sua tensão. Responsável por comandar tanto Resident Evil 7 quanto Requiem, ele afirma que muitos jogadores sentiram que a câmera em primeira pessoa resultava em uma experiência muito intensa e excessivamente assustadora.
“Olhando novamente para a perspectiva de primeira pessoa de Resident Evil 7, eu implementei isso como uma forma de torná-lo mais imersivo e mais assustador do que antes”, explica Nakanishi. Ele também afirma que, enquanto muitos elogiaram o game por ser bastante assustador, para outras pessoas isso acabou virando excessivamente desconfortável.
“Eu acredito que algumas pessoas não conseguiram lidar com isso, não conseguiram terminar o jogo ou sequer o começaram. E isso é algo que eu me pego pensando sobre, e, você sabe, eu quero garantir que as pessoas vão poder aproveitar esse game”, explica o diretor do novo capítulo.
Resident Evil: Requiem quer ser o jogo mais extremo da série
Em uma entrevista à Eurogamer, Nakanishi explicou que as mudanças de perspectiva não significam que o jogo não vai ser tenso. Segundo ele, a intenção da Capcom é criar a experiência mais extrema da série, que vai combinar muitos momentos de tensão com trechos em que ela vai poder ser aliviada de formas satisfatórias.

“Estamos na fase de testes agora conforme nos aceleramos para o lançamento em fevereiro, e mesmo enquanto jogamos internamente, nos colocando no lugar dos jogadores – eu realmente sinto que vai ser uma montanha-russa incrível”, explicou. “Eles vão sentir como se a curva entre tensão e relaxamento fosse… é talvez o maior intervalo entre esses dois eixos”.
“Os pontos dessa curva vão estar tão distantes um do outro que vai ser incrível”, promete o diretor de Resident Evil: Requiem. Sem entrar em grandes spoilers, ele também afirma que a Capcom mudou a maneira como a criatura perseguidora funciona no jogo — e vai haver meios de lidar com ela de forma definitiva.

Também à Eurogamer, o produtor Masato Kumazawa afirmou que a intenção não é repetir fórmulas, tampouco entregar uma experiência previsível. O objetivo é tanto repensar o legado da série e o que aconteceu com Racoon City, quanto encontrar meios de garantir que a franquia vai continuar surpreendendo e explorando novas possibilidades.
Fonte: VGC, Eurogamer