>>> Atualização do Windows 11 diminui desempenho de Assassin’s Creed Shadows em 50%

Já considerado um jogo relativamente pesado no PC quando todos os seus recursos são usados, Assassin’s Creed Shadows passou a apresentar um desempenho ainda pior após uma atualização recente do Windows 11. Liberado no final de outubro, o update KB5066835 diminuiu em até 50% o desempenho do game de mundo aberto.

Segundo uma análise conduzida pela Digital Foundry, o problema só foi solucionado após a NVIDIA compartilhou um hotfix em novembro deste ano. Enquanto a situação parece ter se estabilizado, ela serve como um exemplo claro dos problemas que o sistema operacional vem apresentando em tempos recentes.

Um vídeo publicado pelo canal mostra que, dependendo das circunstâncias, o desempenho de Assassin’s Creed Shadows cai de 33% a 50% após a instalação do update. A situação é normalizada somente após a instalação do hotfix, permanecendo ativo mesmo após novos updates do Windows 11.

Assassin’s Creed Shadows não foi o único game afetado

A Digital Foundry afirma que os problemas de Assassin’s Creed Shadows se tornaram conhecidos principalmente porque geraram grande repercussão em sua comunidade no Steam. No entanto, ele não foi o único game que foi afetado pelos problemas gerados pela própria Microsoft.

Atualização do Windows 11 diminui desempenho de Assassin's Creed Shadows em 50%
Imagem: Divulgação/Digital Foundry

O veículo afirma que algo semelhante aconteceu com Counter-Strike 2, cujos jogadores começaram a notar quedas de desempenho e stutters. Enquanto o mesmo pode ter acontecido com diversos outros jogos, não há como saber a lista completa deles — a NVIDIA, por exemplo, não compartilhou tudo o que aprendeu antes de lançar sua atualização de drivers.

A Digital Foundry afirma que toda a situação mostra que o Windows 11 pode estar sofrendo graças a problemas de comunicação entre a Microsoft e fabricantes de GPUs como a AMD e a NVIDIA. Caso essa não seja a questão, também é um problema grave o fato de que a dona do sistema operacional está “quebrando” sua experiência de games e deixando os consertos nas mãos de terceiros.

Atualização do Windows 11 diminui desempenho de Assassin's Creed Shadows em 50%
Imagem: Divulgação/Ubisoft

O site afirma que a situação envolvendo Assassin’s Creed Shadows é somente um exemplo recente do quanto a plataforma se tornou insustentável. Enquanto alternativas como o Linux ainda apresentam problemas de incompatibilidade e suporte de drivers, ao médio a longo prazo elas podem se mostrar mais confiáveis para jogadores do que um sistema operacional que costuma trazer problemas aleatórios em seus updates.

Fonte: Digital Foundry

Compartilhe nas redes:

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br