Pouco mais de um ano após comprar a Intellivision, uma das rivais históricas da Atari, a encarnação atual da empresa revelou nesta sexta-feira (17) o lançamento do Sprint. Desenvolvido em parceria com a publicadora Plaion, o novo console vai combinar o catálogo antigo da desenvolvedora com algumas modernidades encontradas em aparelhos mais recentes.
Na prática, o dispositivo vai funcionar de maneira bastante semelhante aos relançamentos recentes do Atari 2600. Ele vai trazer uma carcaça que reproduzir o visual do Intellivision original, com direito a um controle que parece um controle-remoto. No entanto, agora ele vai se conectar a TVs através de uma conexão HDMI.
“Let bygones be bygones.”
Hello, Intellivision Sprint.
Learn more: https://t.co/3DfIz0ZLiE pic.twitter.com/7Jr1Lvq2Bg
— Atari (@atari) October 17, 2025
Além disso, o par de controles que acompanha o Intellivision Sprint não vai mais exigir que os jogadores fiquem próximos da tela, como acontecia no console original. Isso porque eles agora funcionam de forma totalmente sem fio, só precisando se acoplar ao console para serem recarregados.
Intellivision Sprint promete controles renovados
Outro elemento que foi mantido do modelo original do console são os pequenos cartões que devem ser inseridos na parte superior de seus controles. Eles servem como uma espécie de guia que explica o que cada função do “controle-remoto” faz. Segundo a Atari, os cartões foram atualizados para dar instruções mais úteis aos jogadores.
A empresa também afirmou que o Intellivision Sprint não vai trabalhar com cartuchos, mas sim com uma seleção de 45 games presentes em sua memória. O catálogo inclui alguns sucessos da plataforma que não são exatamente conhecidos por gerações mais recentes, como Boulder Dash e Astromash.

Além disso, o console vai trazer uma vasta seleção de jogos esportivos, como Auto Racing, bem como títulos de ação que incluem Armor Battle e Sea Battle. Segundo a Atari, os compradores vão poder usar uma conexão USB-A para adicionar mais títulos à plataforma futuramente, bem como para usarem tipos diferentes de controles.
A empresa afirma que, nos Estados Unidos, o console retrô chega no dia 5 de dezembro deste ano, pelo preço sugerido de US$ 149,99, ou pouco mais de R$ 810. Curiosamente, o aparelho vai fazer sua estreia antes do Amico, que teve tantos problemas em seu desenvolvimento que chegou a perder o direito de usar o nome que marcou a história do mundo dos games.
Fonte: The Verge



