Anunciado pela Amazon em 2023, o novo MMO de O Senhor dos Anéis feito pelos estúdios de games da empresa pode ser considerado oficialmente cancelado. Desenvolvedores demitidos pela corporação esta semana afirmam que o projeto também acabou sendo vítima da decisão que os deixou sem empregos.
“Esta manhã me tornei parte das demissões na Amazon Games, junto com meus colegas incrivelmente talentosos de New World e do novo jogo incipiente de Senhor dos Anéis (vocês teriam adorado)”, afirmou a engenheira Ashleign Amrine. Ela lamentou a decisão no LinkedIn, onde também elogiou seus colegas de trabalho.

Ao anunciar 14 mil demissões imediatas, a companhia afirmou que estava mudando o foco de sua participação no mercado de games. Enquanto no passado ela investiu em títulos contínuos como MMOs, atualmente seu foco está em experiências mais casuais — muitas delas construídas com ajuda da inteligência artificial generativa.
Amazon já havia cancelado um MMO de O Senhor dos Anéis anteriormente
Embora a Amazon ainda não tenha cancelado oficialmente o projeto de seu novo RPG massivo, parece que é somente questão de tempo até isso acontecer. Com isso, a empresa entra para a história por ter cancelado duas tentativas bastante parecidas de criar uma aventura na Terra-Média.
Em 2019, a empresa anunciou que estava trabalhando com a chinesa Tencent para criar um MMO no mundo de O Senhor dos Anéis. No entanto, o projeto acabou sendo deixado de lado em 2021, após o surgimento de disputas contratuais irreconciliáveis sobre a monetização do título.

O game que estava em desenvolvimento nos últimos anos fazia parte de um acordo com a Embracer, que detém os direitos sobre as obras de J.R.R. Tolkien. Apesar do aparente fim do projeto, as duas corporações continuarão trabalhando juntas na promoção de novos capítulos da série Tomb Raider.
Já os fãs da Terra-Média que procuram por uma experiência massiva ainda têmThe Lord of the Rings Online, de 2007, como sua melhor opção. Apesar de ter sido comparado a um “filme preto e branco” pela Amazon, o título ainda possui uma comunidade bastante forte, mesmo que pequena para os padrões da indústria de games atual.
Fonte: Rock, Paper, Shotgun



