Alguns usuários do Nintendo Switch 2 têm relatado problemas de superaquecimento com o console, tanto no modo portátil como no dock. A nova geração do console híbrido da Nintendo estaria não só esquentando o suficiente para trava jogos como Cyberpunk 2077, mas também ficando quente demais quando deveria estar ocioso.
O Nintendo Soup reúne diversos relatos de jogadores do Japão, que comentam fans barulhentos e quedas de performance até em jogos não tão exigentes como Rune Factory. No caso do Cyberpunk 2077, um jogador do Switch 2 disse que seu game crashou pelo menos cinco vezes enquanto o console superaquecia.

Os problemas têm sido relatados tanto com o videogame no dock como no modo portátil. Em alguns casos o console entra no modo hibernação para evitar danos pelo superaquecimento. Além dos comentários vindos do Japão, agora já existe toda uma thread no Reddit com mais pessoas relatando problemas em seus consoles.
Usuários reclamam do Switch 2 aquecendo até enquanto não roda jogos
No famoso fórum aparecem usuários reclamando do aquecimento quando o console nem está rodando jogos. Aparentemente, mesmo em hibernação o Switch 2 continua puxando dados enquanto está no dock e conectado à internet, e mesmo essa função simples estaria aquecendo o console em alguns casos.
Em um dos casos uma pessoa diz que deixou seu videogame apenas baixando Overwatch 2 ao longo da noite, e quando acordou o dispositivo estava “extremamente quente”. O jogador até reportou o problema para a Nintendo.

Enquanto há relatos de aquecimento no modo portátil, os comentários sobre o modo dock são mais prevalentes, e as reclamações relatam situações piores. Isso pode ser indicativo de algum problema de performance do fan integrado no suporte, que talvez não seja suficiente para arrefecer o videogame encaixado.
Problemas não parecem generalizados
O número de usuários afetados não parece ser pequeno, mas até o momento não dá para chamar o superaquecimento do Switch 2 de um problema “generalizado”. O próprio Tom’s Hardware comenta que sua unidade nunca passou de um aquecimento considerado comum durante os testes, chegando em 47ºC no dock e até 39ºC fora dele.
A Nintendo, por sua vez, não parece preocupada com a situação. A empresa recomenda coisas simples, como tirar o dock da tomada para deixá-lo esfriar e se certificar de que ele está numa área bem ventilada. Em casos de persistência do problema, a empresa pede que os jogadores enviem suas unidades para reparo.