PS6 terá um controle sem botões? Patente da Sony revela possível novo design

O registro de uma nova patente da Sony tem chamado a atenção na internet por revelar um design inédito para um controle. As imagens mostram o que pode acabar um dia se tornando uma opção de controle no PS6, completamente baseado em superfícies sensíveis ao toque e dispensando o uso de botões.

A patente descreve um periférico que segue a mesma lógica de controles virtuais em celulares. Ao segurar o acessório, os “botões” são criados onde o usuário apertar com seu dedão, permitindo que os conjuntos sejam usados em diferentes posições. Além disso, esses conjuntos podem mudar de maneira contextual, dependendo do que está sendo jogado no PS6 e do momento no game.

Nova patente da Sony para controle sem botões
Fonte: Sony

O documento descreve ainda que o controle se adaptaria em tempo real, permitindo que o usuário mude a posição da mão e os botões simulados acompanhem seu movimento.

Também seguindo a influência de smartphones, a superfície sensível ao toque ainda aceitaria movimentos de deslize e de pinça, por exemplo, assim como o touchpad do DualSense já faz.

Figura do possível novo controle para PlayStation
Fonte: Sony

Um controle sem botões para o PS6 encontraria resistência

Dificilmente uma mudança tão drástica no layout do controle do PlayStation seria implementada sem sofrer críticas dos usuários. Muitos jogadores preferem a sensação tátil dos botões, e a precisão dos analógicos num touchpad é mais questionável do que tecnologias mais recentes como o TMR, por exemplo.

Como sempre, diversos registros de patentes nunca saem do papel. É de praxe para grandes companhias registrarem novas ideias para garantir sua propriedade, mesmo que mais tarde decidam por não seguir adiantes com os produtos.

Também devemos levar em conta a possibilidade desse controle ser uma possível alternativa ao periférico padrão do PS6, e não o principal. Como o NotebookCheck bem aponta, a ideia de posicionar os botões dependendo da pegada do jogador pode ser ótima solução para acessibilidade. Oferecendo o produto da patente como uma opção de nicho é provável que ele seja melhor recebido pela comunidade – se é que vai vir a existir.

Compartilhe nas redes:

Quer ser parceiro ou ter seu jogo divulgado? Envie e-mail para: contato@centraltechgaming.com.br