A PlayStation parece estar passando por mais uma rodada de demissões, de acordo com relatos de um ex-funcionário. O tecnólogo sênior de design Oscar Diaz, também conhecido pelo nome online Ryosuke Hana, revelou nas redes sociais que ele e a maioria de sua equipe foram demitidos pela empresa. A extensão dessas demissões ainda é incerta.
Hana expressou sua decepção no Twitter e no Mastodon, afirmando: “A maioria da minha equipe acabou de ser demitida da PlayStation. Foi um sonho trabalhar com a Sony na plataforma com a qual cresci jogando desde o PS1 e contribuir para o PS5, Portal, PSVR2, PS App e futuros consoles. Se conhecerem alguém que precise de um engenheiro, fiquem à vontade para entrar em contato.”
Até o momento, Hana é o único desenvolvedor que compartilhou publicamente a notícia de sua demissão. O motivo por trás desses cortes ainda é incerto, embora haja especulação de que possa estar relacionado à recente decisão da Sony de integrar totalmente a SN Systems, uma subsidiária adquirida em 2005 especializada em ferramentas de programação para o desenvolvimento de jogos no PlayStation.
Se confirmadas, essas demissões seguiriam os cortes anteriores da PlayStation em 2023, quando a empresa dispensou 900 funcionários e anunciou o fechamento do London Studio em fevereiro de 2024. Em outubro, a PlayStation também fechou os estúdios Firewalk e Neon Koi, deixando mais de 200 funcionários em busca de novas funções dentro ou fora da empresa.
O ex-CEO da PlayStation, Jim Ryan, anteriormente citou as mudanças na indústria como um fator determinante para esses esforços de reestruturação. “A indústria mudou imensamente e precisamos nos preparar para o futuro, ajustando o negócio ao que está por vir”, escreveu Ryan em um post no blog sobre as demissões de fevereiro de 2024.
Além disso, o chefe da divisão de negócios de estúdios da PlayStation, Hermen Hulst, descreveu os fechamentos da Firewalk e da Neon Koi como parte dos “esforços contínuos para fortalecer a divisão de estúdios da SIE.”
Shuhei Yoshida conta história por trás do nome PlayStation
O ex-chefe da PlayStation WorldWide Studios, Shuhei Yoshida, compartilhou como Ken Kutaragi criou o nome “PlayStation“.
Durante uma entrevista ao canal MinnMax, Yoshida foi questionado sobre a origem do nome “PlayStation”. Ele lembrou que a ideia veio do próprio Ken Kutaragi. O tecnólogo em engenharia nomeou o console dessa forma porque, no trabalho, as pessoas usam computadores e os chamam de “workstations”. Então, PlayStation seria um computador no qual as pessoas poderiam jogar.