O último update do cliente da Steam, disponibilizado em 19 de dezembro, veio com um lembrete desagradável para quem ainda versões 32-bit do Windows – as atualizações serão encerradas para essa arquitetura em breve.
A mudança não acontece “do nada” e já foi informada há um bom tempo. O aviso serve mais para lembrar os usuários e também para confirmar que a Valve não tem planos de adiamentos ou extensão do suporte. A postura faz sentido quando levamos em conta que pesquisas de hardware recentes do Steam apontam que apenas 0,01% dos usuários estão no Windows 10 32-bit.

Como mostra a captura acima, com o update de 19 de dezembro o Steam passa a ser um software 64-bit em Windows 11 e 10 nessa arquitetura. Plataformas Windows 10 32-bit vão parar de receber updates para o cliente da plataforma logo no dia 1º de janeiro de 2026.
Update do Steam traz suporte a controles do Switch 2
A versão mais recente do Steam traz muitas novidades para a detecção de periféricos na plataforma, incluindo suporte para os novos controles do Nintendo Switch 2. Eles passam a funcionar ligados com cabo USB ao Windows.
Ainda na parte de Nintendo, adaptadores do GameCube com rumble no modo Wii-u também recebem suporte no updade.

Além do suporte estendido aos periféricos, grande parte das novidades do update se destinam a melhorias na função de giroscópio de controles compatíveis. São mais opções de detecção e ativação da função, além de correções de bugs do sensor.
Falando na correção de problemas, a versão mais recente do Steam também ajusta um problema que fazia o DualSense Edge, o Xbox Elite e os JoyCons do Switch não encontrarem a configuração correta para editar quando usados no modo pareamento.
Obviamente a atualização não traz correções apenas relativas ao uso de periféricos com a plataforma da Valve. O changelog completo está disponível neste link.



