Usuário descobre método para ativar FSR 4.0 em placas Radeon RX 7000

Um usuário do Reddit afirma ter conseguido ativar a tecnologia FSR Frame Generation 4.0, da AMD, em placas da série Radeon RX 7000, que oficialmente não são compatíveis. O recurso é exclusivo das GPUs baseadas na arquitetura RDNA 4, mas a comunidade encontrou um modo alternativo de fazê-lo funcionar no Linux, por meio de ferramentas abertas e modificações no sistema.

Método envolve Proton e bibliotecas modificadas

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A descoberta foi publicada no Reddit pelo usuário “AthleteDependend926”, que descreveu o passo a passo necessário para liberar o FSR 4.0 Frame Generation fora dos modelos compatíveis.

FSR FG 4 RDNA3

O método utiliza o Proton, camada que permite rodar jogos de Windows no Linux, em conjunto com uma versão modificada do vkd3d-proton, responsável pela tradução do DirectX 12 para Vulkan.

O usuário também cita o uso do OptiScaler, ferramenta que ajuda a expor as opções do FSR, e uma variável de ambiente específica — DXIL_SPIRV_CONFIG="wmma_rdna3_workaround" — que contorna limitações da arquitetura RDNA 3 e força o jogo a usar o caminho de renderização do FSR 4.0.

Teste mostra aumento no tempo de quadro

Nos testes divulgados, a placa Radeon RX 7800 XT apresentou tempo médio de 0,07 milissegundo com o FSR 3.1.6, contra 0,13 milissegundo com o FSR 4.0.
A diferença indica um custo computacional maior, algo esperado, já que o novo modelo utiliza processamento de aprendizado de máquina (machine learning) para prever quadros intermediários e melhorar a fluidez da imagem.

Apesar do aumento no tempo de processamento, o resultado mostra que o hardware RDNA 3 consegue executar o FSR 4.0, ao menos em ambiente Linux, ainda que de forma não oficial

FSR Redstone ainda não está completo

O achado surge logo após o lançamento do FSR Redstone, pacote que reúne upscalinggeração de quadros e reconstrução de raios em um só conjunto de recursos.

Ao contrário das versões anteriores, o Redstone permite que cada componente seja adotado de forma independente pelos desenvolvedores, como a NVIDIA faz com o DLSS.

No entanto, o lançamento ainda é parcial. Recursos como o Radiance Caching só devem chegar em 2026, e usuários de placas mais antigas continuam acessando apenas o FSR 3, sem as melhorias da nova geração.

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